Capítulo duzentos e vinte e seis: O Divórcio

Esta viagem no tempo chegou um pouco cedo. Velho Quinto de Bronze 2446 palavras 2026-01-23 15:49:06

Por volta das quatro e meia da tarde, Ní Yínghóng fez algo inédito: saiu mais cedo da loja às escondidas. Com um grande peixe grande e um pedaço de cabeça de porco que o marido havia comprado antecipadamente, ela montou animada na bicicleta e foi até a casa dos pais, pronta para compartilhar com a família e as amigas a alegria da iminente mudança para a nova casa.

Ah, isso é realmente casar com frango, viver com frango, casar com cachorro, viver com cachorro. Desde que se casou, a jovem Ní parecia ter mudado, toda cheia de pose – falar em compartilhar alegria, que conversa é essa?

Quando Chu Héng chegou à casa do sogro depois do trabalho, a notícia da troca da casa antiga por um pequeno pátio particular já havia se espalhado por todo o cortiço onde morava a família Ní.

Mal entrou no pátio, foi cercado pelas tias e pelas jovens noras que, em meio a um burburinho, começaram a perguntar sobre os detalhes.

— Diretor Chu, ouvi dizer que vocês vão trocar de casa? Que maravilha!

— Vai ter que pagar um complemento de cento e vinte yuans?

— Olha, eu acho que é meio prejuízo, as duas casas que vocês tinham não eram ruins, dava pra morar bem. Com esse dinheiro dava pra comprar outras coisas.

— Mas vão ter filhos no futuro, e os dois juntos já ganham quase cem yuans, esse dinheiro não faz falta.

— Minha casa também tem só duas divisões e conseguimos morar sete ou oito pessoas numa boa.

E assim por diante. Havia de tudo: gente com inveja, gente admirando, mas a maioria desejava apenas felicidades.

Chu Héng, que não discriminava nada, ouvia tudo como se nada fosse. Comentários ácidos ignorava, congratulações recebia com um sorriso.

Depois de um bom tempo conversando, conseguiu se desvencilhar e seguir para a casa do sogro.

Lá dentro estava ainda mais animado: os moradores do cortiço que conheciam a família Ní e as amigas tagarelas de Ní Yínghóng estavam todas reunidas, conversando animadamente.

O vai-e-vem de vozes e risadas era até mais intenso que em época de Ano Novo.

— Gulu gulu!

Na entrada da casa Ní, no fogareiro a carvão, uma panela grande fervia um peixe, exalando um aroma fresco e delicioso.

Ao lado, a cunhada cortava fatias de abobrinha em um fogareiro improvisado, com um prato de pepino recém-preparado ao lado.

— Que cheiro maravilhoso — Chu Héng inspirou profundamente com um sorriso, aproximando-se da cunhada. — Só de sentir o cheiro já sei que foi você que fez, minha Ní Yínghóng não consegue esse sabor.

— Você tem um faro e tanto — respondeu a cunhada, animada, enquanto cortava os legumes, virando o rosto para ele com um sorriso radiante. — A Yínghóng só começou a cozinhar faz pouco tempo, o sabor ainda não é tão bom. Tem que ser alguém experiente como eu, que sabe dar sabor a tudo.

Chu Héng experimentou o sabor com cuidado, achando que a cunhada estava dando uma indireta, mas sem ter como provar.

— É isso mesmo. Bom, cunhada, fica à vontade, eu vou dar uma olhada lá dentro.

Sem conseguir acompanhar o ritmo da conversa, ele se retirou para dentro da casa, meio envergonhado.

Poxa, ele achava que as tias já eram valentes, mas a cunhada era uma verdadeira rainha do lugar!

Dentro da casa, Ní Yínghóng conversava animadamente com as amigas sobre a nova casa, enquanto as tias, algumas já um pouco mais velhas, ouviam sorridentes da beirada, deixando o palco para as jovens.

Assim que Chu Héng entrou, os olhos das moças brilharam e o puxaram para o meio da conversa, que logo mudou do assunto da casa para as questões da vida conjugal...

Dizem que quando três ou mais garotas se juntam, o nível das conversas quase alcança o dos homens, e se passam de cinco, até um malandro ficaria envergonhado do que elas falam.

No começo, Chu Héng não acreditava nisso, mas agora já acreditava.

Ouça só as perguntas que faziam: se é gostoso dormir abraçada com o marido à noite, se ele é cheiroso, bonito... isso é coisa que uma moça solteira deve perguntar?

O pior é que algumas chegaram a perguntar como ele e Yínghóng dormiam.

Como responder a isso? De bruços ou de lado? Ou quem sabe de joelhos... hmm.

Chu Héng não sabia se respondia ou não, ficou sem jeito e teve que fugir, fazendo as moças caírem na risada.

Depois de tanta brincadeira e risos, a comida estava quase pronta.

Os que não tinham nada a ver com aquilo foram embora educadamente, e em um piscar de olhos só sobraram os familiares Ní, e o ambiente finalmente ficou tranquilo.

— Venha, venha, Chu, sente-se! Hoje é o dia de vocês, temos que beber bem — disse o pai de Ní, feliz de ver a filha e o genro tão bem, tirando do armário uma garrafa de baijiu Maotai que ele guardava para ocasiões especiais.

Chu Héng, que já não era mais o genro novato, sentou-se sem cerimônia e serviu a bebida para o sogro e o cunhado.

— Hoje vou beber bastante com vocês, e quando eu liberar a casa, a gente vai comemorar direito lá.

— Claro que sim. Mesmo que você não me chame, eu vou visitar — disse Ní Chén sorrindo, pegando a taça cheia. — Acabei de ouvir da Yínghóng que sua casa tem um poço de água doce?

— Tem um, a água é boa, sem gosto amargo — respondeu Chu Héng sorrindo.

O pai de Ní ergueu as sobrancelhas:

— Isso, nos tempos antigos, um poço de água doce já era motivo para passar a casa de geração em geração.

— Hoje em dia não mais, já tem muita gente bebendo água encanada — Chu Héng brindou com eles e, depois de beber, perguntou a Ní Chén sobre o trabalho.

— Sobre aquela promoção que você não recebeu, ouvi dizer que foi sua esposa que comentou. Quer que eu vá lá dar uma força?

— Não é que não me promoveram, é que eu não quis mexer — Ní Chén ficou sério por um momento, depois relaxou e sorriu. — Estou no começo da carreira, subir rápido demais pode causar inveja. Vou esperar mais um pouco.

— Está certo, se precisar de ajuda, é só falar. Ainda conheço gente na fábrica — Chu Héng, esperto, já tinha desconfiado do motivo.

Se a pessoa não quer incomodar, não adianta forçar. Melhor deixar o tempo passar, fortalecer os laços familiares, e as coisas se ajeitam.

Ele mudou logo de assunto e seguiu bebendo e conversando animadamente.

A festa terminou perto das sete horas.

Depois de arrumar tudo, Ní Yínghóng pegou algumas palmilhas e saiu com o marido da casa dos pais. Ela sempre fazia isso: nunca voltava de mãos vazias.

Às vezes levava alguns ovos, outras vezes uma peça de roupa; uma verdadeira nora exemplar.

Quando o casal voltou para casa, a multidão em frente à casa de Yán Bùguì ainda não tinha se dispersado. Assim que entraram no pátio, souberam pelo capanga número um de Chu Héng, Liú Guāngtiān, uma notícia bombástica.

À noite, houve uma grande reunião no cortiço, presidida por Liú Hǎizhōng, e foi anunciado que Xǔ Dàmào e Lóu Xiǎo’é haviam se divorciado, encerrando completamente a relação.

Chu Héng franziu a testa, mas não comentou muito. Ele já sabia do divórcio, pois conhecia o desenrolar da história e desde o dia em que Lóu Xiǎo’é voltou com as coisas já estava ciente de que aquilo não tardaria a acontecer.

— Até eles se separaram, hein.

Ní Yínghóng não se surpreendeu muito; já estava acostumada com tantos divórcios que tinha ouvido e visto recentemente.