Capítulo 214 — Onde foi que deu errado?
Na verdade, no fundo, Chu Heng tendia mais para a segunda opção.
Afinal, mesmo que fossem morar na casa encontrada por Sun Mei, cedo ou tarde acabariam trocando de lugar — e esse dia certamente não demoraria tanto. Diga você: gastar um tremendo esforço reformando e decorando uma casa só para desfrutar de um breve período de liberdade e espaço não parecia lá muito vantajoso!
Mas a sua pequena Ni não pensava assim.
Ni Yinghong também não fazia ideia das mudanças que viriam no futuro. Para ela, conseguir uma moradia independente, com seu próprio pátio, já era ótimo; quem se importaria se não fosse uma tradicional casa quadrangular?
Assim, Chu Heng tinha duas opções: ou escutava a esposa e se mudava primeiro para lá, ou encontrava um jeito de convencer a moça.
A segunda alternativa seria um tanto difícil. A mulher dele tinha a língua dura; no dia a dia, até para fazê-la chamá-lo de “pai” era preciso esgotar todos os recursos. Agora, se quisesse conseguir dormir... quer dizer, convencê-la a desistir da ideia de trocar de casa, teria de estar disposto a arriscar a própria vida!
Com umas duas moedas de bebida, nada ficava impossível de resolver!
Mas, naquele caso, os dois acabariam sofrendo...
Enquanto se perdia nesses pensamentos, logo chegaram às onze horas.
A essa altura, o ambiente estava ainda mais quente. Todos os participantes estavam encharcados de suor; as camisas e camisetas grudavam na pele, úmidas, como se tivessem acabado de ser pescadas da água.
Até Bai Yuan, que discursava sem parar na mesa do presidium, já não aguentava mais. Ele tratou de explicar às pressas os últimos assuntos e, em seguida, anunciou o encerramento da reunião.
— Ai, minha nossa!
— Com licença, com licença!
— Vamos, vamos! Está quente demais, caramba!
O grupo imediatamente começou a gemer. Depois de respirar aliviados, como quem acabara de escapar de uma grande desgraça, todos se levantaram às pressas e correram para fora.
E a maneira como andavam era praticamente idêntica: abriam bem as pernas e avançavam, rebolando como patos.
As calças estavam molhadas de suor na região da virilha; andando assim, secariam mais depressa...
Se essa cena acontecesse nos tempos modernos e fosse vista por aqueles meios de comunicação sem escrúpulos, capazes de fazer qualquer coisa por audiência, certamente viraria assunto mais comentado no dia seguinte.
“Chocante! Grupo de homens urina coletivamente nas calças, e muito mais!”
Chu Heng também não era exceção. Suas calças estavam molhadas como se ele tivesse acabado de fazer xixi. Desconfortável, levantou-se e puxou o tecido da virilha. Depois, inclinou a cabeça para trás e virou de uma vez o chá que havia deixado de propósito para salvar a vida.
Então se virou e pulou pela janela.
É, o safado do Heng sempre gostara de fazer as coisas por caminhos pouco convencionais!
Do lado de fora, o sol pairava bem alto no céu. A luz ardente batia na pele e provocava uma leve sensação de ardor.
Depois de pegar a bicicleta, Chu Heng passou a mão pelo suor do rosto e ergueu os olhos semicerrados para o sol. Como provavelmente teria de participar de reuniões com frequência no futuro, decidiu passar na loja de departamentos para comprar um chapéu que o protegesse do sol.
Ao sair do depósito de cereais, primeiro encontrou um lugar escondido e estacionou. Em seguida, tirou do armazém um picolé de creme e começou a comê-lo, fazendo “crec” a cada mordida.
Só depois de comer três picolés seguidos e beber uma garrafa de refrigerante que havia gelado com água fria e guardado no armazém é que sentiu o calor diminuir um pouco. Satisfeito, retomou o caminho.
Depois de avançar depressa, embora sem deixar de se apressar e desacelerar conforme as condições, logo chegou ao destino.
Assim que entrou, Chu Heng foi procurar Guo Kai e perguntou:
— Sua esposa foi trabalhar na fábrica de aço?
— Eu a levei de manhã.
Guo Kai respondeu com um sorriso radiante:
— O diretor Li tem sido muito atencioso. Colocou-a no setor financeiro, ajudando a fazer as contas. Vai ganhar vinte por mês. Como temporária, ela recebe mais do que muitos aprendizes.
— O quê? Sua esposa nem sabe ler, e você a colocou para fazer contas? Isso não é uma irresponsabilidade? — perguntou Chu Heng, completamente atônito.
O trabalho de contador não era fácil. Até podia ser tranquilo, mas, se errasse alguma conta, poderia acabar em maus lençóis. Será que Li Fugui estava ajudando aquela mulher ou prejudicando-a?
Guo Kai riu com orgulho e se gabou:
— Quem disse que uma pessoa que não sabe ler não pode fazer contas? O avô dela era contador da brigada. Ela brinca com o ábaco desde pequena. Não sabe ler, é verdade, mas lida com o ábaco muito melhor do que você, que aprendeu isso no meio do caminho.
Chu Heng assentiu, compreendendo enfim, e disse com um sorriso:
— Então eu estava me preocupando à toa. Está bem, continue ocupado. Vou comprar algumas coisas e já vou embora.
Ele se preparava para se virar quando Guo Kai o chamou depressa:
— Espere. Vá jantar lá em casa esta noite. Minha esposa insiste em agradecer pessoalmente. Se você não aparecer, ela está decidida a vir buscá-lo.
Chu Heng pensou por um instante e assentiu:
— Está certo. Passo lá depois do expediente.
Ele conhecia bem o temperamento de Ge Erni. Ela era extremamente obstinada. Se ele realmente não fosse, ela teria mesmo coragem de ir buscá-lo.
— E leve sua esposa também — acrescentou Guo Kai.
— Está bem, então. Vou indo.
Chu Heng não se atreveu a prometer nada; apenas respondeu de modo vago e saiu dali às pressas.
Embora já tivesse passado tanto tempo, a atitude de Ni Yinghong em relação a Guo Kai continuava exatamente a mesma.
Chu Heng seguiu até o balcão onde vendiam chapéus e começou a escolher.
Na verdade, não havia muito o que escolher. Naquela época, os chapéus de verão se resumiam a poucos modelos. Além do boné de libertação, que estava na moda, havia os gorros de oito pontas. Os demais eram praticamente a mesma coisa com pequenas alterações nas bordas e nos detalhes.
As cores também eram poucas: basicamente verde, azul, preto e amarelo.
Chu Heng franziu a testa enquanto observava os chapéus expostos na prateleira atrás do balcão, indeciso sobre qual escolher. Foi então que avistou, no canto, um grande chapéu de palha.
Ora, aquele era perfeito! Podia até ser um pouco feio, mas era muito mais prático do que os outros modelos.
Além disso, o belo Heng não precisava de roupas ou chapéus para realçar sua aparência. Com aquele rosto bonito e aquele físico, qualquer coisa que vestisse faria as pessoas se virarem para olhar!
Não havia jeito. Quando o céu lhe dá o sustento, não há o que fazer.
Sem hesitar, Chu Heng tirou o dinheiro e os cupons, comprou um grande chapéu de palha trançado inteiramente à mão — que ainda conservava o cheiro de palha de arroz — e, depois de recebê-lo, virou-o de um lado para o outro algumas vezes antes de colocá-lo na cabeça.
Então saiu a passos largos.
Uma mulher que estava ao lado olhou para aquele homem extraordinariamente bonito e seus olhos se iluminaram. Depressa, pediu também um chapéu de palha e colocou-o na cabeça do sujeito que a acompanhava.
Em seguida, ficou franzindo a testa, mergulhada em pensamentos, enquanto encarava o homem que agora parecia um velho camponês recém-saído do campo.
Onde, afinal... estava o problema?
Sem saber que, indiretamente, acabara de aumentar um pouco as vendas da loja de departamentos, Chu Heng pedalava todo satisfeito de volta ao trabalho.
Com o chapéu bloqueando a luz do sol, ficou muito mais fresco de imediato. Além disso, seu belo rosto finalmente deixara de ser castigado pelos raios impiedosos.
Ao retornar à entrada do armazém de cereais, Chu Heng pensou por um momento, colocou dois picolés de creme na bolsa e só então entrou na loja.
Assim que chegou ao escritório, tirou os picolés e os estendeu à esposa, que estava coberta de suor, como se lhe oferecesse um tesouro:
— Tome. Coma um picolé para se refrescar.
— Ah! Picolé!
Ni Yinghong ficou radiante. Seu rostinho originalmente abatido se abriu de repente, como uma flor desabrochando em plena primavera. Ela recebeu o picolé com um sorriso luminoso, recompensou o marido com um beijo carinhoso e, sem conseguir esperar, colocou-o na boca, lambendo-o em pequenas mordidas.
Antes, costumava morder os picolés para comê-los. Mas, depois de se casar, havia mudado esse hábito.
Quanto à origem do dinheiro usado para comprá-los, ela não se deu ao trabalho de perguntar.
Afinal, aquilo custava apenas alguns centavos. Com os dois yuans que o marido tinha guardados, ainda dava para bancar esse pequeno luxo.