Capítulo duzentos e seis: Quero fugir

Esta viagem no tempo chegou um pouco cedo. Velho Quinto de Bronze 2366 palavras 2026-01-23 15:48:38

— Oh, olha só esse rosto todo vermelho, pelo jeito sua esposa não tem poupado você, hein? — assim que se encontraram, Chu Heng já começou a provocar com aquela voz carregada de ironia.

Eles sempre foram assim; quando se viam, não trocavam umas alfinetadas, ficavam inquietos.

Mas, infelizmente, Guo Kai veio com um pedido hoje e não retribuiu a provocação. Ele lançou um olhar para o irmão mais novo que estava ocupado ali perto e fez um sinal para Chu Heng, virando-se e saindo da loja: — Vamos falar lá fora.

Assim que viu a atitude, Chu Heng entendeu que havia algo sério e apressou-se a segui-lo.

Os dois pararam junto à janela na calçada, e Guo Kai tirou um cigarro, jogando um para Chu Heng. Depois de hesitar um pouco, perguntou baixo: — Então... a comida aí em casa ainda está sobrando? Você poderia me vender um pouco?

A esposa dele tinha registro rural, sem cota de alimento garantida, e as crianças que viessem a nascer teriam o mesmo registro.

Para não sobrecarregar a família e evitar futuros conflitos com a cunhada, ele e a esposa mudaram-se para morar sozinhos após o casamento, ficando ele sozinho com as responsabilidades.

Antes, isso ainda era administrável; quando faltava comida, podia comprar no mercado negro. A vida não era fácil, mas dava para levar. Porém, desde que o mercado de pombos parou, ele não tinha onde comprar comida e só conseguia emprestar de amigos ou comprar de um lado para outro.

Ele não queria incomodar Chu Heng, afinal, este já o ajudara muito antes, e ele nem sabia se conseguiria pagar aquela dívida alguma vez. Não tinha coragem de pedir mais favores.

Mas Guo Kai não tinha outra saída.

Ele tinha poucos amigos, e com a situação difícil, quem tivesse comida para emprestar ou vender era ainda mais raro. Ele juntou o que conseguiu de várias pessoas, mas o que conseguiu não dava para sustentar os dois até o mês seguinte.

E em casa ele não conseguia pedir, então só restou encarar e ir atrás de Chu Heng.

Chu Heng conhecia bem a situação da família do amigo, e como ele tinha comida sobrando, e ainda tinham aquela amizade de guerra, nem hesitou e disse logo: — Que papo é esse de vender ou não vender? Diz quanto precisa que eu te dou agora mesmo, depois você me paga quando puder.

Na verdade, era quase como doar. Com a situação da família do Guo, alcançar a liberdade alimentar era coisa para uns quinze anos, no mínimo.

Agora só têm um registro rural, o que já ajuda um pouco, mas daqui a alguns anos, quando tiverem um filho, a boca para alimentar será ainda maior; os dias difíceis estavam apenas começando.

Guo Kai entendeu o que Chu Heng quis dizer, mas não queria tirar vantagem. Ele balançou a cabeça teimosamente: — Não quero pegar emprestado, porque não vou conseguir pagar. Se tiver de vender, me venda dez quilos de comida grossa, ou três a cinco quilos já está bom.

— Seu idiota, até para isso eu te dou um desconto e você não quer aproveitar? — Chu Heng revirou os olhos, deu um soco forte nas costas dele, enxugou o suor e foi empurrar a bicicleta, falando impaciente: — Anda logo, vou pegar para você agora.

— Em outras coisas, eu não sou tão educado assim — Guo Kai sorriu e logo pulou no banco de trás: — Vamos.

Chu Heng olhou para ele, confuso: — Espera, e sua bicicleta?

— Vendi — Guo Kai respondeu descontraído, com um sorriso no rosto.

Chu Heng estalou a língua e não disse mais nada, acelerou a bicicleta e saiu rapidamente da loja de alimentos.

Para falar a verdade, ele estava admirado com Guo Kai.

Depois de tudo o que passou, ele não se lamentou nem fugiu dos problemas, ao contrário, batalhou para mudar a situação e assumir suas responsabilidades.

Isso sim é ser homem de verdade!

Em pouco tempo chegaram ao cortiço.

Entrando, Chu Heng foi direto ao pote de arroz, não pegou os grãos finos, mas tirou o milho moído, a batata-doce e o arroz de sorgo — tudo comida grossa — totalizando mais de vinte quilos.

Guo Kai, sem saber que ele não precisava disso, achou que ele estava economizando a comida para ajudá-lo e rapidamente fez sinal negativo: — Não precisa de tanto, dez quilos já bastam.

— Que chatice, parece mulherzinha! Se eu te dou, você aceita e pronto. Eu que vendo comida não vou passar fome — Chu Heng o encarou, colocou os sacos cheios na mão dele e, pensando melhor, disse: — Vou cobrar dois centavos o quilo. Isso aí deve dar uns vinte quilos, são quatro yuans. Paga isso, mais é lucro seu, menos é prejuízo meu.

— Isso não dá. No mercado de pombos do mês passado estava dois centavos e oito, e agora está mais caro. Vou pagar três centavos — Guo Kai não quis deixá-lo no prejuízo, largou as coisas e tirou o dinheiro do bolso, contando seis yuans para ele.

Pois é, pobre, mas com dignidade.

Chu Heng não queria discutir por causa disso, pegou o dinheiro e guardou no bolso.

Os dois ficaram um tempo na casa, tomando chá e conversando. Por volta da uma da tarde, saíram do cortiço.

Chu Heng primeiro levou Guo Kai de bicicleta até sua casa, depois voltou para casa para repor o milho moído que havia vendido, só então retornou à loja de alimentos.

Não dava para deixar faltar, afinal, a comida à vista em casa não era muita, e com a ração do casal no mês, se sobrasse cinco quilos já era bom. Se ele vendesse vinte quilos de comida grossa, Ni Yinghong nem deixaria ele entrar no quarto por um mês!

Ao encontrar Ni Yinghong no trabalho, Chu Heng logo contou o que havia acontecido, guardando detalhes, mencionando apenas que havia dado batata-doce e sorgo para Guo Kai, sem falar do milho moído.

A jovem Ni sempre compreensiva, ao saber da dificuldade da família do Guo e vendo que a comida dada estava dentro do limite, não reclamou, e até culpou Chu Heng por não ter dado um pouco do milho moído.

Mais uma vez Chu Heng só pôde admirar.

Casar com uma esposa assim, o que mais poderia desejar?

À noite, ele decidiu dar um agrado extra para a esposa tão dedicada.

...

Ao entardecer, pouco depois do casal chegar em casa, Xu Damao apareceu, convidando o diretor Chu a ir até o quintal.

Chu Heng, que não estava muito afim, demorou para se arrumar, lavando o rosto e trocando de roupa, demorando um bom tempo antes de sair com ele, resmungando: — Digo, Damao, pra quê essa cerimônia toda? Se tiver algo é só falar.

— Com a amizade que temos, não precisava disso — Xu Damao sorriu, meio bajulador: — Faz tempo que não bebemos juntos, e hoje é a oportunidade perfeita para tomar umas boas, já que você é um chefe ocupado e difícil de marcar encontro.

Que papo furado!

Chu Heng revirou os olhos várias vezes, querendo cuspir na cara dele.

Que conversa é essa de ocupado? Eu passo as noites em casa, parado no sofá. Onde você viu que estou ocupado?

Os dois foram tagarelando até chegarem ao quintal.

Lou Xiao’e, sabendo que Chu Heng viria, se arrumou especialmente: lavou o cabelo, passou maquiagem, trocou de roupa, toda cheirosa e bonita.

Mas infelizmente, ele não percebeu a mudança.

— A cunhada também está em casa — cumprimentou Chu Heng, entrando, e logo voltou a prestar atenção aos pratos sobre a mesa de oito santos, já pensando em fugir dali.

Olha só esses pratos!

Pato assado, carne de porco cozida ao molho de leite de soja fermentado, frango com mel, frango enrolado em folha de mostarda — todos pratos caros, nenhum deles barato.

Com essa fartura, será que o assunto era pequeno?

Le Wen