Capítulo 210: Eu vou carregar

Esta viagem no tempo chegou um pouco cedo. Velho Quinto de Bronze 2274 palavras 2026-01-23 15:48:44

Chu Heng saiu do comitê de bairro desanimado, ajeitou rapidamente seus pensamentos e saiu pedalando em direção à loja de departamentos. Embora já estivesse perto do entardecer e o sol não estivesse tão quente quanto ao meio-dia, a temperatura ainda era alta, semelhante ao dia anterior, sem vento, abafada. Não se sabia quando cairia uma chuva forte para aliviar aquele calor irritante.

Chu Heng já se arrependia: se soubesse que o verão seria assim, teria armazenado mais gelo no depósito! Ele pedalava em alta velocidade e, ao se aproximar da loja de departamentos, encontrou um senhor vendendo picolés.

O homem preguiçosamente estava encostado na sombra da rua, ao lado de um carrinho de uma roda. Ele segurava um pedaço de madeira envolto em papel de picolé e batia no baú de madeira do carrinho, que estava cheio de cobertores e materiais isolantes, enquanto gritava com voz rouca: “Picolé, refresca! Cremoso, de feijão, três centavos, cinco centavos! Picolé, refresca! Diarreia não me procure!”

Esse não era um vendedor ambulante qualquer; era um funcionário de uma fábrica estatal, com salário e benefícios garantidos! Os olhos de Chu Heng brilharam ao ver aquilo. Já que não tinha armazenado gelo, comprar picolés também era uma saída — era só gastar um pouco mais, e ele não estava preocupado com isso.

Ele rapidamente foi até o senhor e, sorrindo, perguntou: “Irmão, quanto você ainda tem aí?”

O calor intenso e o trabalho pareciam ter deixado o homem de mau humor. Ele baixou as pálpebras e respondeu de forma ríspida: “Quanto ainda tem? Isso é da sua conta? Vai querer levar tudo?”

Chu Heng estava acostumado com esse tipo de atendimento meio rude e não se ofendeu, continuando sorridente: “Pois é, eu até estava pensando em levar tudo.”

O senhor ficou surpreso e desconfiado: “Você está brincando comigo, né? Quem tem geladeira em casa hoje em dia? Pra que comprar tanto picolé? Vai deixar derreter em casa e beber a água doce?”

“Não estou brincando. Eu trabalho na loja de departamentos aqui perto, é para os funcionários da minha firma,” mentiu Chu Heng, tirando vinte yuans do bolso e batendo na caixa. Depois, fez um gesto dramático e pegou um saco de pano novo do depósito, entregando ao homem: “Por favor, conte aí e coloque tudo dentro. Assim você pode voltar cedo pra casa e não sofre nesse calor.”

“Olha só, que novidade! Depois de tantos anos vendendo picolé, é a primeira vez que vejo alguém assim. Tá bom, espere um pouco que já vou encher seu saco,” disse o senhor, agora convencido pela grana à vista, e rapidamente começou a contar e colocar os picolés no saco.

O homem era ágil e, em pouco tempo, encheu o saco com quase meia caixa de picolés restantes. Sorridente, entregou o saco a Chu Heng: “São treze yuans e sessenta e dois centavos no total. Sua compra é grande demais, não tenho troco. Tem dinheiro miúdo? Se não, me mostra sua carteira de trabalho. Amanhã eu vou na sua firma pegar o troco com o chefe Li da siderúrgica.”

“Tenho, tenho sim.” Chu Heng não queria deixar o homem sair da loja, então tirou algumas moedas do bolso, entregando três yuans e sessenta e dois centavos, e pegou de volta os dez yuans. Depois, segurando o saco cheio de picolés, saiu apressado.

“Tenho que ir logo, senão vira água gelada. Até mais!” disse ele.

“Hoje finalmente apareceu comprador,” comentou o senhor, feliz, acendendo um cigarro e subindo no carrinho, pronto para ir para casa, descansar e depois aliviar as tensões na oficina de portas semiabertas no sul da cidade.

Chu Heng andou pouco antes de entrar numa viela ao lado. Jogou o saco de picolés dentro do depósito e seguiu para a loja de departamentos. Lá, encontrou Guo Kai vendendo mercadorias.

Vale mencionar que, desde que se casou, Guo Kai estava muito mais calmo e educado com todos, sem a arrogância de antes.

Ah, o casamento é mesmo uma escola para os homens.

Chu Heng, vendo Guo Kai ocupado, não quis atrapalhar e resolveu dar uma volta pelo setor de alimentos. Quando voltou, trazia uma sacola de cerveja clara. Aquela bebida era cara, três yuans e trinta centavos por garrafa. Comprou dez garrafas, gastando ao todo trinta e três yuans — um luxo que poucos podiam bancar.

Naquele momento, Guo Kai já estava quase acabando, com o cliente escolhendo sapatos e pagando.

Chu Heng se aproximou, brincando: “Como é que você ainda está vivo? Sua mulher não está te dando remédio?”

“Vai se ferrar! Minha mulher é que tá me dando trabalho!” rebateu Guo Kai, lançando a nota e o dinheiro para o caixa sobre a mesa metálica. Ele olhou para a sacola que Chu Heng carregava, curiosamente: “O que você comprou aí?”

“Cerveja, acabei de comprar.” Chu Heng colocou a sacola no chão e tirou do bolso uma carta de apresentação e um certificado de racionamento, colocando-os sobre o balcão, sorrindo: “Abra bem os olhos e veja o que é isso.”

Guo Kai pegou os papéis e viu que a carta estava em branco, e o certificado pertencia a um tal Zhang Quan. Ele não entendeu o que aquilo significava, perguntando: “O que quer dizer isso?”

“Seu idiota,” disse Chu Heng, revirando os olhos e apontando para os documentos. “Esse certificado é para você usar, não precisa se preocupar. Quanto à carta de apresentação, você vai preencher com os dados da Ge Erni e amanhã leva para o chefe Li na siderúrgica. Ele vai arrumar um emprego para ela.”

Guo Kai arregalou os olhos e ficou ofegante, olhando incrédulo para os papéis, emocionado: “Você... você não está brincando comigo, né?”

“E você acha?” Chu Heng sorriu para ele. “Te digo que tive que suar pra conseguir isso. Você tem que me agradecer.”

“Isso...” Guo Kai já estava tomado pela emoção, olhando de novo para o certificado e a carta, demorando um pouco para puxar Chu Heng pela manga: “Não sei como te agradecer. Hoje à noite vem aqui em casa, minha mulher vai preparar uns pratos extras, a gente vai beber direito.”

“Deixe disso, você não bebe. Pra que eu vou comer com você? Além disso, minha mulher vai fazer macarrão com molho de soja hoje, aquele sabor da mãe que separa o óleo do molho. Nem que você me desse um banquete de iguarias eu trocaria!” Chu Heng puxou o braço de Guo Kai, pegou as cervejas e saiu.

Andando alguns passos, lembrou-se da esposa, a pequena gerente da casa, e voltou correndo para avisar Guo Kai: “Ei, se minha mulher perguntar dessas cervejas, diga que foi você quem deu.”

Guo Kai, também casado, entendeu na hora e bateu forte no peito, garantindo: “Se você tiver algum segredo que não pode esconder, joga pra mim, eu seguro a bronca!”

“Você é irmão de verdade!”

Chu Heng ficou sério diante daquela promessa, que pesava como uma montanha. A ajuda que ele dera a Guo Kai não era nada comparada a esse compromisso!