Capítulo Quarenta e Dois: Ônibus e Cinema

O Concerto de Quarenta e Seis Bilhões de Anos da Evolução Viajante das Fases 3454 palavras 2026-04-01 15:47:35

Essa sensação parecia ser a boca de um verme; o veloz foi esmagado no instante em que foi engolido.

O veloz não possuía habilidades de ataque, apenas corria rápido. Tal perda insignificante não era um grande problema, o que deixou Lin ainda mais curiosa sobre o curso superior do rio. Contudo, Lin também percebeu que, quanto mais se subia o rio, maior era o fluxo de água, indicando que a diminuição da correnteza devia-se, de fato, ao acúmulo de areia ao longo do caminho, e não a um problema na nascente.

Lin iria investigar o curso superior mais cedo ou mais tarde, mas havia outros problemas a resolver agora.

Desde que o voador mergulhou na "caverna sob a areia" dos insetos astecas, as vibrações lá dentro não haviam cessado, até que, na escuridão do segundo dia e noite, a abertura da caverna finalmente se abriu novamente.

Quando o voador saiu da caverna, o ambiente ao redor continuava sendo um deserto, mas Lin sabia que aquele já era um lugar diferente.

Parecia que os insetos astecas utilizavam essas criaturas enterradas profundamente na areia para atravessar longas distâncias pelo deserto, evitando a luz e o calor escaldante do dia.

Esse método parecia bastante eficaz; essas criaturas desenvolveram modos de vida fascinantes. Lin não sabia o tamanho real da criatura que habitava a areia e decidiu dar-lhe um nome: "Ônibus de Areia".

O que seria um "ônibus"? Na mente de Lin, o termo referia-se a algo que muitas criaturas utilizavam para transporte.

No entanto, a razão pela qual os insetos astecas temiam a luz ainda era um mistério; talvez fosse necessário capturar um e dissecá-lo para compreender.

Muitos insetos astecas de grande porte saíram do "Ônibus de Areia" — eram os mesmos que Lin vira na Floresta de Pilares. Após todos saírem, a abertura do Ônibus de Areia fechou-se novamente e ele mergulhou na areia.

Lin sentiu vontade de cavá-lo para ver como era, mas, apesar do desejo, o voador seguiu os insetos. Após saírem do ônibus, eles caminharam em direção ao oeste. O voador subiu a grandes altitudes e conseguiu vislumbrar o destino deles: seriam... pedras?

Sob a escuridão da noite, a visão não era clara. Lin só conseguia distinguir um amontoado de pedras arredondadas de dois a três metros de altura. Somente ao se aproximar, Lin pôde ver claramente: eram de fato pedras, mas cobertas por musgo.

Havia também muitos insetos astecas ali. Será que eles cultivavam musgo naquela posição, assim como na Floresta de Pilares?

O voador observou o local de cima. Essa "Floresta de Pedras Arredondadas" era um pouco menor que a Floresta de Pilares e ficava situada no deserto, não à beira-mar, mas possuía um lago de mais de dez metros de largura em seu centro, aparentemente usado para manter a umidade.

Os insetos astecas que chegaram no "ônibus" pareciam estar se comunicando com os locais, tocando uns nos outros com suas antenas. Embora emitissem sons de "gaga", parecia que utilizavam sinais de odor para se comunicar.

Após uma breve troca, os insetos astecas partiram. O voador os seguiu e viu que retornaram ao local anterior, onde a abertura do Ônibus de Areia surgiu novamente e eles entraram.

O voador de Lin também entrou. A bordo do "Ônibus de Areia", Lin chegou ao próximo local. Quando a abertura se abriu novamente, Lin viu uma rocha gigantesca.

A pedra era imensa, com centenas de metros de largura e dezenas de altura, mas era apenas uma. Obviamente, a superfície também estava coberta de musgo, e havia muitos pequenos orifícios por onde os insetos astecas entravam e saíam.

Como antes, os insetos astecas vindos da Floresta de Pilares trocaram sinais com os locais antes de retornar ao "Ônibus de Areia".

O que eles estavam fazendo?

Lin seguiu o ônibus e visitou um total de cinco locais: a Floresta de Pedras Arredondadas, a Rocha Gigante e dois penhascos à beira-mar, onde cultivavam musgo nas encostas.

O último local era uma pequena floresta no meio do deserto, cheia de plantas diversas, sem musgo, apenas insetos astecas.

Somando-se à Floresta de Pilares, havia seis locais de vida. Calculando pela velocidade do Ônibus de Areia, cada um ficava a cerca de um dia de distância do outro. Após o último destino, o Ônibus de Areia retornou à Floresta de Pilares para deixar os insetos originais.

O que estariam fazendo? Seria um contato periódico entre grupos? Ou estariam tomando alguma atitude por causa do musgo que Lin cortara na Floresta de Pilares?

Era difícil de entender.

Lin posicionou voadores para observar todos os territórios dos insetos astecas. Os voadores de Lin podiam se dividir e combinar para formar novos indivíduos.

Lin continuou a estudá-los e descobriu que os insetos astecas da Floresta de Pilares viajavam de ônibus a cada três dias, percorrendo os outros cinco locais e retornando. Eram sempre os mesmos grupos, sem comportamentos especiais. Nos outros locais, o padrão era o mesmo: ativos à noite, repousando durante o dia, alimentando-se de musgo ou outras plantas.

Lin também estudou a vida dos insetos astecas. Além do Ônibus de Areia, existiam três tipos: um maior, com quatro metros de comprimento, e outros dois de cerca de dez centímetros, sendo um voador e outro não. Eles se comunicavam por odores e sons; exceto pelos voadores, os outros dois não possuíam visão.

Lin investigou o ambiente: nos territórios astecas, eles exterminavam todas as outras formas de vida, exceto as dotadas de carapaças rígidas, como besouros, ou criaturas habilidosas em se esconder ou voar, que circulavam pelo território durante o dia.

Cada território era pequeno, possivelmente devido à escassez de água. O maior era a Floresta de Pilares, com um perímetro de apenas dez quilômetros. Eles não expandiam seus territórios, pois estavam cercados pelo deserto, e pareciam não causar impacto ao meio ambiente.

Pareciam uma espécie inofensiva; o uso do Ônibus de Areia era, provavelmente, apenas um contato de rotina.

Essas criaturas eram curiosas. Por que faziam ninhos espalhados pelo deserto em vez de irem para a Selva da Distorção? Isso intrigava muito Lin.

Por quê? Lin estava pesquisando isso, embora a resposta fosse difícil de encontrar.

Atualmente, a restauração da Clareira Reluzente era um sucesso. O musgo plantado adaptou-se bem e as sementes de árvores começaram a brotar, crescendo rapidamente ao absorver as cinzas do fogo. Se Lin conseguisse cruzar esse musgo resistente a fungos com as plantas, o problema estaria resolvido.

Logo, aquela clareira voltaria a irradiar a luz da vida!

Ao concluir isso, Lin sentiu algo chamado "senso de realização". Parecia que esse sentimento não surgia apenas ao derrotar inimigos, mas ao completar um esforço.

Além de Lin, outra criatura sentia-se feliz: o Inseto-Cérebro. Ele emitia sons de euforia perante as ações de Lin, um tipo de "celebração".

Contudo, a comunicação entre Lin e o Inseto-Cérebro ainda enfrentava muitos obstáculos. Lin não podia levar tudo para ele ver, e, por isso, não compreendia o vocabulário do Inseto-Cérebro. O Inseto-Cérebro parecia conhecer os insetos astecas, mas Lin não sabia como perguntar.

Hmm... "perguntar" era uma palavra nova? Lin percebeu que, após as interações, surgiram novos termos sobre comunicação em seu pensamento.

A comunicação ainda era limitada por um vocabulário escasso, dificultando o aprofundamento.

Porém, Lin concebeu um novo método: não era preciso trazer objetos, bastava projetar imagens. Lin poderia exibir ao Inseto-Cérebro tudo o que imaginasse.

Sim, bastava construir as imagens. E o método para isso era... cromatóforos!

Combinando as mudanças de várias células pigmentares, Lin não apenas podia mudar de cor, mas também formar imagens, reproduzindo qualquer cena com precisão absoluta.

Lin concebeu uma nova casta, chamada "Exibidor". Sua pele continha abundantes cromatóforos e seu corpo era plano, permitindo que se fixasse nas paredes da caverna para que o Inseto-Cérebro pudesse ver as imagens claramente.

Lin fez o Inseto-Cérebro observar o Exibidor na parede. O Exibidor começou a ajustar suas células pigmentares.

Lin exibiu a imagem de um besouro. A princípio, houve um problema com a luz, então Lin misturou algumas células bioluminescentes.

Quando o Inseto-Cérebro viu a imagem, demonstrou surpresa; parecia tão real que o Inseto-Cérebro reagiu como se estivesse diante da cena verdadeira. Lin também se surpreendeu; embora soubesse que a combinação correta de células poderia reproduzir cenas reais, o efeito superou as expectativas.

O Inseto-Cérebro inicialmente pensou que era real. Quando Lin exibiu imagens de artrópodes carnívoros, ele chegou a rolar para trás em pânico, mas, após alguns giros, voltou para observar.

O Inseto-Cérebro percebeu rapidamente que não era real, mas uma imagem criada por células pigmentares. Realmente, uma criatura de cérebro avantajado compreendia as coisas com rapidez.

Lin mostrou muitas imagens ao Inseto-Cérebro, expandindo seu vocabulário. Durante o processo, o Inseto-Cérebro começou a fazer algo estranho: mordeu uma pequena pedra afiada e começou a riscar o chão.

Lin observou que os traços formavam desenhos simples, mas compreensíveis. O Inseto-Cérebro desenhou a si mesmo e a alguns artrópodes.

Entendi. Ele queria usar desenhos para se comunicar.