Cento e trinta: A quem devo ouvir?
Nas fases iniciais da revolta, à exceção de poucas unidades que, sob o comando rigoroso de seus líderes, mantiveram a disciplina, a maior parte dos Turbantes Amarelos dedicou-se a saquear indistintamente a população comum, ao mesmo tempo em que investia contra as propriedades dos grandes latifundiários.
Por um breve período, muitas das cidades conquistadas foram alvo de pilhagem. Até mesmo as casas de fiéis do Caminho da Paz foram invadidas, o que gerou um profundo descontentamento entre esses seguidores. O ressentimento era tamanho que desencadeou discussões e até conflitos armados entre os próprios portadores dos turbantes amarelos.
Diante da recorrência desses confrontos, Gao Zheng e os demais líderes viram-se obrigados a emitir uma ordem proibindo o saque aos bens daqueles que ostentavam o turbante amarelo, pregando que não se devia atacar os próprios aliados. Embora a medida tenha atenuado a situação, o problema persistia, pois sempre havia saqueadores que ignoravam as ordens e, na ausência de sanções rigorosas, a diretriz carecia de autoridade real.
Apesar disso, o início da sublevação foi bem-sucedido. Iniciada em vinte e nove do primeiro mês, em sete do segundo mês já haviam alcançado a sede da comenda, o condado de Yingtao. Com o auxílio de infiltrados dentro da cidade, capturaram o Governador de Julu, que, atônito, não teve tempo de fugir. O infeliz governante foi executado como um cão de guarda da corte de Luoyang, servindo de oferenda para consagrar as bandeiras e, por extensão, homenagear Zhang Jue.
Em meados do segundo mês, os insurgentes já somavam cinquenta mil homens e controlavam quase toda a comenda de Julu. Entretanto, um dilema crucial surgiu: qual seria o próximo passo? Deveriam continuar as operações em Hebei e Jizhou ou partir para outras regiões?
Mais grave ainda era o fato de que, embora tivessem devastado centenas de propriedades de poderosos em Julu, não haviam tomado a iniciativa de contatar os outros comandantes regionais do Caminho da Paz, nem mesmo para noticiar a morte de Zhang Jue e seus dois irmãos. Privados da liderança estratégica de Zhang Jue, os três líderes atuais — Gao Zheng, Yan Sheng e Wang Meng — estavam mergulhados na miopia do imediatismo.
Quando enfim perceberam a necessidade de convocar os demais para a revolta, um novo problema emergiu: na ausência de Zhang Jue, Zhang Liang e Zhang Bao, quem assumiria o comando supremo? Quem seguiria a quem? Quem ditaria as ordens?
Essa questão de poder gerou uma ruptura imediata entre os três iniciadores do levante. Gao Zheng era o mais velho, Yan Sheng era o mais antigo adepto do Caminho da Paz e Wang Meng possuía uma hierarquia superior dentro da seita. Cada um tinha seus próprios argumentos e, como nenhum se sobressaíra significativamente nas ações militares, a disputa de egos tornou-se insolúvel.
Incapazes de chegar a um consenso, decidiram por uma solução temporária: uma gestão conjunta, onde as decisões seriam tomadas por maioria. Contudo, sem uma autoridade central coercitiva, essa medida era frágil e dependia puramente da boa vontade individual, fadada ao fracasso assim que interesses conflitantes surgissem.
Se a união entre os três já era precária, a situação com os comandantes de outras regiões, como Yuzhou, Jingzhou, Yanzhou e Xuzhou, era ainda pior. Eram discípulos talentosos de Zhang Jue, dotados de alto prestígio e, em muitos casos, já demonstravam sinais de autonomia e resistência à autoridade central, mantendo tropas próprias e ostentando um poder que Zhang Jue, em vida, já observava com preocupação. Figuras como Zhang Mancheng, Bo Cai, Peng Tuo, Bu Si e Zhao Hong possuíam legiões de seguidores e não seriam facilmente subordinados. Se soubessem da morte de Zhang Jue, o mais provável seria a fragmentação imediata do movimento.
Gao Zheng, então, ponderou: "Se revelarmos a morte do Grande Sábio, sabemos o que acontecerá. Eles dificilmente seguirão nossas ordens, e a continuidade da revolta e do ideal do Céu Amarelo estaria em risco. Proponho mantermos a farsa de que ele ainda vive. A notícia é difícil de verificar e eles não virão pessoalmente inspecionar o cadáver."
Yan Sheng hesitou: "Eles acreditarão? Com tropas sob seu comando, poderiam até render-se à dinastia Han em troca de títulos e riquezas. Enganá-los não será tarefa simples."
Wang Meng foi mais pragmático: "Sigamos o plano original do Grande Sábio. Devemos ordená-los a se levantarem, caso contrário, lutando sozinhos contra o exército Han, o resultado será incerto."
"De fato," replicou Gao Zheng, "mas nós somos os iniciadores que honram o legado do Mestre. Se eles obtiverem vitórias maiores que as nossas, seremos forçados a obedecer-lhes? Desejam isso?"
O argumento atingiu o âmago dos outros dois. Eles seguiam Zhang Jue, mas não se submetiam uns aos outros.
Sem uma estratégia definida, os três refletiam sobre o futuro. O plano original de Zhang Jue previa que Ma Yuanyi desencadeasse o caos em Luoyang para facilitar as conquistas, mas, com as notícias da morte do líder e o início prematuro da revolta em Julu, essa manobra estava arruinada.
Deveriam expandir a base em Jizhou, marchar sobre Luoyang ou unir-se aos comandantes do centro? A terceira via foi descartada, pois temiam ser engolidos pelos outros líderes. Marchar sobre Luoyang era perigoso, dada a provável prontidão das forças de elite imperiais.
Restava a opção de consolidar a base em Jizhou e observar. Mas, para não suportar sozinhos a pressão das tropas imperiais, Gao Zheng arquitetou um plano: "Fingiremos que é uma ordem do Grande Sábio para que Bo Cai e Zhang Mancheng ataquem Luoyang. Quem conquistar a capital, governará a região de Guanzhong. Assim, eles forçarão o Imperador a concentrar suas forças na capital, dando-nos tempo para crescer e fortalecer nossa base em Jizhou."