Capítulo 144: A Tristeza de um Homem de Armas

Educando a Grande Song Lua sobre a Montanha Azul 2737 palavras 2026-04-01 13:42:35

Para ser exato, o sentimento que Tang Yi nutria por eles era mais de compaixão.

Aqueles dois rapazes: um era irmão de Cao Yi, e o outro, o caçula de Pan Feng. Sendo os filhos mais novos de suas respectivas famílias, não podiam herdar os títulos ancestrais e, devido à sua posição social constrangedora, tampouco conseguiam expressar suas ambições.

Ainda na juventude, ter a sensação de vislumbrar os ossos em uma sepultura era, sem dúvida, algo profundamente desolador. E, com uma Dinastia Song que, desde a sua fundação, menosprezava os militares, até mesmo o respeito básico tornava-se para eles uma miragem inalcançável.

A Dinastia Song lhes dera a riqueza, mas arrancara junto toda a glória dos guerreiros...

Não era por acaso que os descendentes das famílias de generais que retornavam a Huishan para escoltar a corte não eram meros tolos. Yang Ye preferiu a morte em defesa da lealdade apenas por causa de uma provocação alheia; Han Qi pôde pronunciar a frase "apenas os verdadeiros homens têm seus nomes cantados fora do Portão Donghua", que não era um caso isolado; e Wen Yanbo, aquela figura colossal que servira a quatro dinastias, foi incapaz de tolerar que um militar detivesse o poder na Secretaria Ocidental.

Para esses herdeiros de estirpes militares, muito além de qualquer objetivo de vida, até a dignidade mais elementar era esmagada pelos literatos. Não havia outra saída senão passar os dias desperdiçando o tempo e vegetando como inúteis. E aqueles que se entregavam à própria ruína não eram apenas Cao Jue e Pan Yue.

Em toda a Dinastia Song, os soldados mergulhavam gradualmente no desespero e na decadência!

...

A razão pela qual Tang Yi os compreendia era porque ele próprio já havia experimentado essa sensação de desesperança diante da vida...

Quando chegou pela primeira vez à Dinastia Song, Tang Yi sobrevivia administrando uma pequena loja de pães recheados e compôs para si mesmo este poema improvisado:

Viver oculto entre o povo e o mercado comum,
Com a riqueza fluindo mansa como um riacho claro.
Ao despertar, rir com uma bela concubina avaliando o chá,
Em sonhos, vagar por montanhas, rios, céu e terra.

À primeira vista, parecia uma atmosfera ociosa, serena e relaxada; contudo, apenas o próprio Tang Yi conhecia o desespero e a solidão implícitos ali.

Um rapaz de catorze anos que abrigava em seu interior a alma de uma era totalmente distinta, com sentimentos intensos demais para extravasar e conceitos inconciliáveis demais com aquele período!

Como um viajante através do tempo, a riqueza era algo incrivelmente fácil de obter, e a vida abastada que se seguia vinha como o curso natural das águas.

No entanto, para se estar vivo, era preciso ter um objetivo, não é?

Isso não era frescura da parte de Tang Yi; a verdade é que a perspectiva de ver o resto da vida inteira já aos dezessete anos era entediante demais.

Naquela época, Tang Yi compreendia perfeitamente por que, nos romances da internet das gerações futuras, qualquer pessoa que viajava no tempo para a antiguidade quebrava a cabeça: ou se dedicava a rebelar-se contra o trono, ou sonhava em deter o poder supremo nas mãos.

Pois o ser humano precisa de um propósito, precisa saber por que está vivo; caso contrário, qual seria a diferença entre ele e um peixe salgado seco?

Afortunadamente, quando ele pensava que sua vida se resumiria àquilo, Fan Zhongyan apareceu.

Portanto, mais do que dizer que Tang Yi salvou Fan Zhongyan, era justo afirmar que Fan Zhongyan salvou Tang Yi. Aquele velho lhe concedera um objetivo que antes ele jamais ousaria imaginar.

......

"Não importa se os outros te menosprezam, mas você jamais pode menosprezar a si mesmo!"

Cao Jue e Pan Yue talvez não compreendessem totalmente aquelas palavras de Tang Yi, mas elas fizeram com que seus corações se contraíssem levemente.

Pan Yue puxou tristemente a manga de Cao Jue e murmurou em voz baixa: "Vamos embora..."

Arrancado de seus devaneios pelo gesto, Cao Jue recuperou o foco, com os olhos injetados de sangue, e gritou furiosamente: "Não venha com essa porcaria de lição de moral para cima de mim! Eu não dou a mínima para a vida, eu não tenho medo de morrer!"

"Venha aqui!"

Tang Yi suspirou e balançou a cabeça. Agora, ele já não sentia raiva alguma.

"Pense na situação da sua irmã, pense nas dificuldades da família Cao e olhe para o tipo de olhar com que aquele bando de malditos lá atrás está te fitando!"

O grupo de letrados logo atrás foi atingido por estilhaços verbais sem ter culpa nenhuma, pensando: *O que nós temos a ver com a briga desses jovens mimados? E ainda nos chamam de malditos? Por que este homem é tão grosseiro?*

"Eles?" Cao Jue sorriu com desdém. "O que eles pensam que são? Ousam me lançar olhares de soslaio?"

Tang Yi balançou a cabeça.

Algumas pessoas podiam ser salvas, outras não.

"Vamos..."

"..."

No final, Cao Jue foi arrastado por Pan Yue. Vendo as costas dos dois se afastarem, Tang Yi, levado por um impulso inexplicável, soltou: "Se quiserem dar o troco, venham a Huishan me procurar!"

Droga!

Assim que terminou de falar, Tang Yi se arrependeu. Isso não era procurar chifre em cabeça de cavalo?

"Bah!" Cuspiu no chão com profundo desgosto. "Que azar do caralho! Se soubesse que seria assim, eu não teria vindo a este Pomar de Pêssegos de jeito nenhum, estraguei um dia que prometia ser agradável à toa..."

Enquanto praguejava mentalmente, uma voz cristalina soou atrás dele...

"Por que você ainda não foi embora? Está esperando te servirem o jantar?"

"..."

Por que essa frase parecia tão familiar?!

Olhando para trás, era justamente aquela garotinha tagarela.

A jovem Jingyao já havia acomodado Liu Zhidao e, como ainda havia assuntos pendentes do lado de fora do portão, retornara. Neste momento, ela estava com as mãos apoiadas na cintura esguia, encarando Tang Yi com seus grandes olhos arregalados.

Ele nunca imaginou que o troco viria tão rápido: mal havia expulsado Pan Yue e Cao Jue, e, num piscar de olhos, alguém o deixava sem palavras usando exatamente o mesmo tom.

"Eu... eu fico onde quiser ficar, o que você tem a ver com isso?"

Nunca tinha visto uma menina tão petulante! O que ele lhe fizera para merecer tanta inimizade?

Como poderia ele imaginar que, na perspectiva da senhorita Jingyao, alguém capaz de trocar ofensas daquela maneira com dois rufiões como Cao e Pan certamente não podia ser uma boa pessoa.

"Ande logo, saia daqui." Jingyao enxotava Tang Yi: "Ainda temos assuntos sérios para tratar."

Ela bem vira que aquele homem usava uma linguagem chula; como alguém assim podia ser autorizado a permanecer num lugar tão refinado quanto o Pomar de Pêssegos?

"Eu saio, eu saio! O que você acha que eu faço questão de ficar neste lugar!"

"Não acompanho!"

A garotinha ergueu o queixo, parecendo um galo de briga vitorioso.

"...... Ah, que droga, eu me controlo!"

Tang Yi virou-se e partiu imediatamente. Argumentar com uma pirralha mimada de doze ou treze anos era uma tarefa demasiadamente árdua.

Heizi inicialmente quis aproximar-se para dar alguma explicação, mas por um impulso inexplicável acabou ficando imóvel. Ele nunca tinha visto o "Grão-mestre Tang" ser subjugado por ninguém...

Vendo que Tang Yi estava prestes a ir embora, Heizi acenou para Dong Jingyao em sinal de despedida, seguiu os passos de Tang Yi e preparou-se para partir.

Contudo, se Heizi queria ir, Jingyao não pretendia deixá-lo sair assim.

"Espere um momento, Irmão Heizi. Antes de sair, a madrasta preparou bolinhos de flor de pêssego e pretendia mandar alguém para entregá-los ao Mestre Yin em Huishan. Já que o Irmão Heizi veio, leve-os junto."

Dito isso, a jovem ordenou a uma criada que fosse buscar o embrulho lá dentro.

Heizi olhou de relance para Tang Yi e, ao notar que este havia parado, com as mãos cruzadas nas costas sob uma árvore, olhando distraidamente para os lados, compreendeu que o patrão estava esperando...

...

A criada levou algum tempo para selecionar e embalar os doces em uma caixa. Dong Jingyao não ficou esperando de braços cruzados; pediu que Heizi aguardasse um instante e mandou trazer pincéis e tinta, espalhando-os novamente sobre a mesa.

Tang Yi curvou os lábios em um sorriso irônico de canto de boca, pensando consigo mesmo: *Na ausência do tigre, o macaco reina. Com a casa vazia, esta meninazinha acabou tomando as rédeas.*

Jingyao, naturalmente, não fazia ideia do que Tang Yi estava pensando. Assumindo uma postura de adulta com ares de grande importância, ela disse ao grupo de letrados que voltara a se aproximar: "Muito bem, muito bem! Finalmente podemos nos concentrar em nossos assuntos sérios!"

Um grupo que parecia tão comum quanto qualquer outro; que tipo de assunto sério poderiam ter?

Nesse momento, um dos letrados disse: "Senhorita Jingyao, o poema composto há pouco foi jogado no chão e sujo por aquele canalha do Cao Jue. Eu compus outro verso brilhante e gostaria de escrevê-lo para a senhorita ver."

Outro logo emendou: "Eu também criei um belo poema que com certeza se tornará o elogio definitivo à nova residência do Pomar de Pêssegos!"

"Eu também tenho um..."

Merda! Que bando de imbeciles!

Tang Yi continuava a praguejar em silêncio.

Um bando de vermes obcecados por sexo. Quando o segundo jovem mestre Cao estava sentado na mesa agindo como o dono de tudo, agiam todos como mulheres sem testículos, sem sequer ousarem soltar um pio! Agora, vejam só, até o nome daquele canalha do Cao Jue eles usavam para puxar assunto.

Deveriam ter chamado o segundo jovem mestre Cao de volta para dar uma surra nesses netos a ponto de tirá-los da dependência própria.

Agora ele olhava para todos com desagrado...

Continuando a escutar, Tang Yi perdeu completamente a paciência. Aquilo era nível para quê?

Nem mesmo os rabiscos dele próprios eram tão ruins!