Capítulo 141: Há uma donzela no pomar de pêssegos que ainda não cresceu
O Retiro dos Pessegueiros, com suas cercas de bambu e construções de palha, cercado pelo verde da relva e pelo perfume das flores, constituía uma verdadeira anomalia em meio aos portões escarlates e muros elevados da agitada Avenida Bianhe. E era justamente essa singularidade que fazia do Retiro dos Pessegueiros brilhar como uma fonte de água cristalina na ilusória opulência daquela avenida, transformando-o em um verdadeiro santuário nos corações dos homens de Kaifeng.
Nesse momento, um grupo considerável de pessoas aglomerava-se diante da porta de madeira do Retiro dos Pessegueiros. Pelas vestimentas, tratava-se majoritariamente de acadêmicos, letrados e eruditos de gostos refinados. No entanto, os dois indivíduos que se postavam bem no centro da multidão tinham um aspecto bastante distinto...
Ambos vestiam túnicas curtas e justas de mangas estreitas com os punhos amarrados. Seus cabelos não estavam presos nem com as toucas tradicionais dos letrados nem com os barretos luxuosos dos nobres, mas sim apanhados em longas madeixas que formavam um alto rabo de cavalo sobre a cabeça, denunciando de imediato o visual de vagantes dos rios e lagos, de espadachins e cavaleiros andantes.
Não se sabia ao certo qual evento o Retiro dos Pessegueiros estaria promovendo naquele dia, mas uma mesa fora disposta do lado de fora da porta de madeira, equipada com pincéis e tinteiros, como se estivessem prestes a realizar um sarau literário.
Contudo, aqueles dois homens de túnicas curtas exibiam expressões de poucos amigos. Um deles, de repente, deu um gesto brusco com o braço, varrendo todos os papéis, pincéis e tinteiros da mesa diretamente para o chão, e, apoiando-se com a palma da mão, saltou ágil para sentar-se sobre obre a superfície da mesa com um baque seco.
— Façam a senhorita Xiqin vir imediatamente, ou então eu destruo este pardieiro de vocês!
As servas do Retiro dos Pessegueiros recuaram um passo, amedrontadas; afinal, aquele jovem era verdadeiramente intocável...
Foi então que uma figura diminuta, visivelmente mais baixa que os demais, deu um passo à frente:
— Vosmecê é deveras mal-educado! Todos já disseram que a minha irmã não está no retiro; que insistência enfadonha é essa de continuar rondando por aqui?
Tratava-se de uma menina de apenas doze ou treze anos, com feições delicadas como uma boneca de porcelana e extremamente graciosa. Naquele instante, ela empinava o pequeno queixo sem o menor temor, erguendo a voz em protesto.
O que chamou a atenção de todos foi que a voz daquela menininha parecia um sino de prata ao vento, cristalina e ressoante. Para os acadêmicos, habituados a cochichos suaves e recato, aquilo soava de forma singularmente marcante.
O homem arregalou os olhos:
— Saia daqui! Onde já se viu uma pirralha intrometer-se para alardear? Chame a sua irmã!
Como o homem persistia em sua falta de razão, a menininha bateu os pés, irritada, e replicou com os olhos emrojecidos:
— A minha irmã e a senhora madrinha realmente não estão!
Naquele dia, nem a sua madrinha nem a irmã Xiqin se encontravam ali, de modo que o Retiro dos Pessegueiros ficara sob os cuidados exclusivos dela, que jamais imaginara deparar-se com dois encrenqueiros daquela laia.
A expressão em prantos da menina despertava compaixão. O outro jovem, que até então permanecera em silêncio, aproximou-se daquele sentado sobre a mesa e murmurou:
— Será que ela realmente não está? É melhor irmos embora por hoje, não acha?
— Droga! — O rapaz sentado desferiu um golpe na mesa. — Já vai fazer quase um ano que essa história se arrasta! Toda vez ela nunca está, acaso acham que este Cao Jue é tolo? Hoje, quer ela esteja ou não, terá de aparecer por bem ou por mal!
Exatamente. Aquele que fazia arruaça sentado sobre a mesa era ninguém menos que o segundo jovem lorde da mansão Cao, o cunhado do imperador Zhao Zhen, Cao Jue.
O indivíduo ao seu lado também era um velho conhecido: Pan Yue, filho do ministro Pan. No monte Huishan, Cao Jue ajudara Pan Yue uma vez; e embora o plano houvesse fracassado e ele ainda levasse uma surra, Pan Yue ficara grato pelo gesto. Acompanhar Cao Jue para causar confusão no Retiro dos Pessegueiros naquele dia servia justamente para quitar tal dívida.
E o que Cao Jue afinal pretendia ao ir ao Retiro dos Pessegueiros?
Assim como aquele bando de letrados pedantes, ele estava completamente enamorado por Dong Xiqin.
O jovem lorde Cao nutria uma paixão obstinada. Aquela perseguição já durava dois anos, durante os quais ele comparecia ao Retiro dos Pessegueiros a cada poucos dias para solicitar uma audiência. Contudo, como poderia a ilustre líder das cortesãs dignar-se a olhar para um libertino ignorante como ele? Em mais de dois anos, o segundo lorde Cao jamais conseguira vê-la sequer uma vez.
Naquele dia, porém, Cao Jue estava decidido a ir até o fim. As servas do Retiro dos Pessegueiros podiam tentar o que quisessem, mas ele faria questão de vê-la, quer quissem, quer não!
Quando os dois jovens mais audaciosos e rebeldes da capital se reuniam, a agitação resultante era garantida.
Sentado sobre a mesa, Cao Jue lançou um olhar de soslayo para os letrados cabisbaixos que não ousavam respirar fundo, sentindo um sorriso irônico formar-se em seus lábios: um bando de maricas!
— Que diabos vocês estão fazendo plantados aqui? Sumam daqui imediatamente!
Sabendo que aquele indivíduo era intocável, os letrados recuaram mais alguns passos, observando de longe, embora relutassem em ir embora.
Cao Jue apanhou casualmente uma folha de seda coberta de caligrafia: *“Duas primaveras a travessia de pêssegos, a travessia de pêssegos duas primaveras...”* — Que porcaria de poema sem sentido é este? — Após ler dois versos, rasgou o papel de um golpe só.
Entre os letrados, alguns coraram de raiva, contendo o ímpeto de intervir por puro medo.
*“A câmara perfumada, pétalas de pêssego a cair lentamente, a paixão nasce ao pisar na senda florida do bosque de pêssegos, o corpo como neve vermelha, o coração apaixonado. Apenas a lua fria e indiferente acompanha...”* — Até mesmo um ignorante em poesia como Cao Jue sentiu arrepios na espinha ao ler aquilo.
— Que porra de versos piegas são estes? Uma completa asneira!
*Rasg*... E rasgou mais um...
Tang Yi, postado no fundo da multidão, contorceu a boca em uma careta, pensando consigo mesmo que aquele irmão de Cao Yi era verdadeiramente uma figura ímpar. Como não percebera no monte Huishan que o rapaz também se entendia de crítica poética?
Os dois letrados cujas obras haviam sido escolhidas para escárnio coraram profundamente. Acaso seriam tão ruins assim? Eram perfeitamente adequadas à ocasião, pelo menos!
Enquanto pensava nisso, a cena sofreu uma nova reviravolta. Incapaz de conter a indignação, um dos letrados rompeu a multidão e adiantou-se:
— Jovem lorde, por que forçar a barra desta forma? Se a senhorita Xiqin recusa-se a conceder audiência, decerto há uma razão. Insistir de maneira tão tirânica não condiz com a boa educação e é de muito mau gosto.
— Além disso, independentemente do mérito destas poesias, todas representam o esforço e a dedicação de nossa classe. Tratá-las com tal desdém é uma afronta à cultura!
Cao Jue estreitou os olhos, fitando o jovem erudito que aparentava ter a mesma idade que ele. Excepto por uma compleição um tanto franzina, o rapaz até possuía traços delicados.
Após ouvir com paciência aquela lengalenga pedante e rebuscada, Cao Jue soltou um riso sarcástico, entre o irônico e o ameaçador:
— Sabe... quem eu sou?
Antes que o letrado pudesse responder, alguém surgiu às pressas de trás dele, segurando-o pelo braço e sorrindo de forma bajuladora para Cao Jue:
— Perdão pela impertinência, jovem lorde Cao! Este é um recém-chegado à capital, admitido recentemente na Academia Imperial, e ainda desconhece a vossa ilustre reputação. Rogo-lhe que não o leve a mal!
Dizendo isso, tentou puxar o letrado para longe à força. Contudo, o jovem recusou-se veementemente a ceder, desvencilhou-se do colega e declarou com frieza:
— Por que me puxa? Sob a luz do céu e às portas da Cidade Imperial, acaso não é permitido proferir uma palavra de justiça?
Cao Jue abriu um sorriso divertido e trocou um olhar com Pan Yue:
— Já que é um novato, cumpre-nos exercer a devida hospitalidade, não é mesmo?
Pan Yue soltou uma risada fria na direção do letrado e ordenou pausadamente:
— Ei, rapazes... ajudem este jovem nobre a distensionar os músculos, como gesto de nossa hospitalidade!
Antes que o letrado pudesse reagir, vários criados robustos vestidos com trajes de tecido cinza saltaram de trás de Cao Jue e Pan Yue!
E então...
Ele foi engolido por uma saraivada de socos e pontapés...
Os demais letrados pensaram consigo mesmos, com um misto de zombaria e temor: será que aquele Liu Zhidao perdeu o juízo? Faltava logo ofender justamente a esses dois, capazes de qualquer atrocidade?
Temendo que os criados cruéis perdessem o controle e acabassem por lhes atingir também, todos trataram de abrir caminho com cotoveladas, espremendo-se para trás.
Cao Jue sentia-se simultaneamente satisfeito e furioso, pensando com um sorriso de escárnio: um bando de covardes sem coragem! A única habilidade deles é fingir decência!
— Usem mais força, acaso não almoçaram hoje? — gritava Cao Jue, postado sobre a mesa.
— Desgraçados, acertem o rosto dele!
O letrado gemia e contorcia-se no chão sob a saraivada de golpes dos criados, sem que ninguém na multidão ousasse erguer a voz para intervir. Apenas a menina de face rosada chorava desesperada, incapaz de avançar ou de conter os agressores, limitando-se a gritar com os olhos vermelhos:
— Parem de bater... por favor, parem...
Aquele acadêmico era mesmo tolo... Até ela sabia que aquelas duas figuras nefastas eram intocáveis...
Como ousara meter-se daquela maneira?