Capítulo Cento e Trinta e Nove: Despertar Espiritual

O Caminho da Longevidade do Mestre Gu Dormir torna a pele mais clara. 3322 palavras 2026-04-01 13:50:20

No dia seguinte, no Bosque dos Espinhos Negros.

Lá fora, o sol brilhava intensamente, banhando as montanhas em luz, mas aqui dentro a claridade desaparecia abruptamente, como se tivessem caído num abismo sem fundo. A luz rareava, a ramagem cerrava-se na penumbra, exalando um odor fraco e rançoso.

Na clareza do bosque, Long Qiu pousou um caldeirão trípode de bronze e, em seguida, sentou-se de pernas cruzadas. O caldeirão fora feito por encomenda, fundido em autêntico latão, e o seu preço não fora baixo.

Gu Yu e Xiao Zhai postaram-se atrás dela, observando a jovem com curiosidade, afinal, era a primeira vez que viam alguém criar gu.

Primeiro, Long Qiu tirou um punhado de pó verde, atirou-o para o caldeirão e acendeu o fogo por baixo. Pouco depois, uma lufada de odor estranho e picante começou a escapar do recipiente.

Enquanto para os humanos o cheiro era altamente desagradável, para os insetos venenosos era irresistível.

Habitualmente frágil e delicada, assim que lidava com os insetos gu, exibia uma postura digna e imponente. Naquele momento, o seu pequeno rosto estava sério, os belos olhos fixos, vigiando os arredores da floresta.

Contudo, passou um minuto, dois minutos, três minutos... Parecia que já esperavam há uma eternidade, mas os mosquitos venenosos simplesmente não apareciam.

— Não tenham pressa, hoje é sábado, devem estar a descansar — consolou Xiao Zhai.

— Pois é, devem estar a acordar agora, daqui a pouco chegam — apressou-se Gu Yu a corroborar.

O rosto de Long Qiu corou e ela não pôde deixar de retorquir: — É só porque vocês estão aqui que os mosquitos não ousam aparecer! Voltem para trás, eu consigo sozinha!

Era raro vê-la resmungar daquela forma, o que a tornava ainda mais tímida e adorável. Gu Yu, imitando o hábito de Xiao Zhai, afagou-lhe os cabelos e riu: — Voltar para onde quê, vamos ajudar-te a procurá-los.

Dito isto, deu meia-volta e embrenhou-se no mato.

— Espera aí, não te mexas! — atirou Xiao Zhai, desaparecendo de vista logo de seguida.

—...—

Long Qiu mordeu o lábio inferior, sentindo-se extremamente envergonhada, e sussurrou com firmeza: — Bicho-da-seda dourado, vai espantar alguns mosquitos para cá!

Assim que terminou de falar, uma ondulação invisível emergiu do seu corpo, pousando suavemente no chão. No preciso instante em que tocou o solo, tomou forma física, transformando-se num bebé rechonchudo, de pele alva, vestido com um avental vermelho e com cerca de trinta centímetros de altura.

O bicho-da-seda dourado era disforme e capaz de mudar de aspeto, gostando de se transformar em serpentes, rãs ou rapazinhos para assustar os outros. A bem da verdade, quando não estava em fúria, até era bastante fofo.

Xiao Qiu sentou-se à espera e, cerca de cinco minutos depois, ouviu-se um zumbido caótico e estridente.

— Zin! —

Gu Yu e Xiao Zhai vinham a pastorear um enxame de mosquitos venenosos vindos do leste. Os insetos voavam na vanguarda, avançando desabaladamente, mas eram contidos por fluxos contínuos de energia espiritual, incapazes de escapar.

Os pobres mosquitos venenosos, que outrora se divertiam a esmagar presas fáceis, agora viam-se reduzidos a alvos de pancada.

Quase em simultâneo, do lado oeste fez-se ouvir uma algazarra semelhante.

Uma imensa névoa negra surgiu de repente, e os mosquitos esforçavam-se por avançar em massa, como se estivessem a fugir para salvar a pele.

Atrás da névoa negra, o bebé rechonchudo perseguia-os com uma expressão radiante; embora não falasse, mantinha a boca escancarada, parecendo salivar copiosamente.

— São demais! —

Exclamou Long Qiu, sobressaltada, apressando-se a retirar um punhado de pó branco e a atirá-lo para o caldeirão, onde fumegava com um silvo agudo. Assim que os dois grandes enxames foram empurrados para dentro do recipiente, ela cortou imediatamente o braço, deixou cair vários pingos de sangue fresco e bateu a tampa com um baque seco.

— Tum, tum, tum!—

O caldeirão de bronze começou a tremer violentamente, como se inúmeros mosquitos colidissem freneticamente lá dentro, dilacerando-se uns aos outros, num tumulto que demorou a cessar.

— Já está? — perguntou Gu Yu, fascinado.

— Isto é apenas o começo; daqui a quarenta e nove dias, o gu de mosquitos de sangue estará formado, e só então poderei capturá-lo — explicou Long Qiu.

Xiao Zhai espiou por duas vezes, mas, achando pouca graça, virou-se e deu de caras com o bicho-da-seda dourado. Achando aquela criatura meio humana e meio besta incrivelmente peculiar, aproximou-se com a intenção de a estudar.

O bicho-da-seda dourado, ao vê-la a ela e ao homem logo atrás, lembrou-se perfeitamente daquele passado recente! Se não fosse o facto de não conseguir vencê-los, tê-los-ia despedaçado num segundo! Sem vontade de interagir, deu um salto com as suas perninhas curtas, o corpo tornou-se etéreo e desapareceu pela escuridão adentro num ápice.

Ora vejam!

Xiao Zhai pestanejou e perguntou, cheia de genica: — Dize-me, Xiao Qiu, quando ele ficar mais forte, será que vai falar?

— Não sei... Nunca ninguém conseguiu domesticar verdadeiramente um bicho-da-seda dourado, as pessoas limitavam-se a ser controladas por ele... Talvez, quem sabe? — Long Qiu também não tinha certezas.

— Hum, bem que podia falar! Pensa bem: do nada, aparece um rapazito rechonchudo que num segundo está a rir-se e no outro vai comer alguém — esse conceito é fascinante! — e Xiao Zhai voltou a delirar.

Credo!

Gu Yu contorceu a boca, imaginando a cena e sentindo um arrepio gélido na espinha.

…………

Insensivelmente, já entrávamos no início da primavera, em março.

O clima aquecera visivelmente, e a montanha Fenghuang perdera o aspeto cinzento, cobrindo-se de sucessivas camadas de verdura.

Após dois meses de reajustamento, o espírito de Long Qiu estabilizara consideravelmente. Saíra das profundezas das montanhas, aventurara-se com os dois companheiros, testemunhara a imensidão do mundo, tirara uma vida humana com as próprias mãos e até fora aprisionada no desespero. Tudo isto compunha os altos e baixos do mundo mortal, passados num piscar de olhos.

Avaliando o estado dela, Gu Yu julgou ser altura de tentar, escolhendo aquele dia de pêssegos em flor para despertar-lhe o espírito e iluminar-lhe a mente. Os três reuniram-se na câmara silenciosa. A jovem mostrava-se levemente nervosa, apertando a mão da mais velha de vez em quando, sem sequer dar por isso.

— Faz exatamente como fazes na tua meditação habitual, não tenhas medo, eu estou a vigiar — disse Gu Yu.

— Sim! — assentiu ela com firmeza.

Dito isto, ambos sentaram-se frente a frente. A jovem fechou os olhos e pôs em prática o método de sintonia entre a mente e a respiração que Xiao Zhai lhe ensinara.

Esta técnica fazia jus ao título de método supremo para acalmar a mente. Passados poucos minutos, vendo que a respiração dela se tornava leve, calma e prolongada, e que o seu corpo inteiro entrava num ritmo natural e maravilhoso, Gu Yu soube que ela tinha entrado em transe meditativo.

Ele estendeu um dedo, encostou-o levemente à testa dela e, com extrema cautela, canalizou uma nesga de energia espiritual. Em seguida, retirou a mão e, juntamente com Xiao Zhai, pôs-se a observar a rapariga — fingir serenidade ali era pura treta.

Praticar o Dao significava lutar contra si mesmo, lutar contra o céu e a terra, e lutar contra a fugacidade do tempo.

Mesmo nos tempos futuros, quando as técnicas de cultivo se generalizassem por todo o lado, nem uma em dez mil pessoas conseguiria transpor aquele limiar. Afinal, a aptidão e a natureza mental de cada um variavam, e isso constituía a base essencial para se poder ou não cultivar.

O que englobava a aptidão? Primeiro, a constituição física e a estrutura óssea; segundo, a consciência espiritual.

Tomando o despertar espiritual como exemplo, só quem possuísse estrutura óssea conseguiria fazer a energia espiritual circular pelo corpo sem se dispersar ao longo do tempo. E só quem tivesse uma consciência resiliente conseguiria proteger a chama primordial no altar do espírito para que não se extinguisse.

Assim que Long Qiu entrou em transe, a sua mente acalmou-se e a respiração serenou. Sentiu uma lufada de frescura entrar pela testa, descendo diretamente aos cinco órgãos vitais e às seis vísceras, nutrindo os meridianos por todo o corpo, o que lhe provocou ondas de formigueiro agradável.

À medida que o formigueiro se intensificava, a sua própria consciência parecia encolher e escurecer, até que acabou por flutuar numa escuridão vazia e ilimitada, onde uma única faísca espiritual, qual vela ao vento, ameaçava apagar-se a qualquer instante.

Ela resistiu com unhas e dentes, com o rosto ligeiramente crispado, quando, logo de seguida, começaram a ecoar na sua mente vozes ora trágicas, ora ressentidas:

— Ela matou os membros da sua própria tribo! Matem-na! Matem-na!

— Ah, não me matem! Não me matem!

— Uma vez tornada feiticeira dos pântanos, deixas de conhecer laços de afeto, condenada à solidão até à morte.

— Mataste seis pessoas! Seis pessoas!

Estas vozes entrecruzavam-se, parecendo jorrar freneticamente das profundezas de um abismo, fustigando incessantemente a consciência de Long Qiu. Aquela pequena chama espiritual oscilava, envolta em gritos agudos e estridentes, em risco iminente de perecer.

O seu rosto empalideceu ainda mais e o seu corpo tornou-se gélido, dando-lhe a sensação de que estava prestes a cair num abismo de isolamento glacial.

Nesse preciso instante, daquela escuridão sem fim, emergiram de súbito outras duas vozes, suaves e calmas:

— Xiao Qiu, gostas mais do mano ou da mana?

— Cof, cof, cof! Como é que foste meter tanto sal? Estás a fazer aipo frito ou sal frito?

— Xiao Qiu, hoje vais dormir comigo, não te atrevas a fugir!

— Ora, esta caligrafia está bonita, continua a esforçar-te!

— Mano...

— Mana...

A sua expressão fixou-se. Aquelas duas vozes funcionavam como dois sóis, dissipando instantaneamente a escuridão.

Como se alguma algema no seu interior se tivesse rompido, todas as ilusões desvaneceram-se. A sensação de frescura reapareceu, transformando-se num dragão de prata que descia em espiral, enrolando-se e serpenteando na região do Dantian, formando uma ténue neblina branca.

— Uf... —

Gu Yu retirou a mão e não pôde deixar de soltar um suspiro de alívio. Faltara um triz para que ele tivesse de retirar a sua energia espiritual e garantir a segurança de Long Qiu. Contudo, pelo aspeto dela, decerto conseguira!

Ambos aguardaram pacientemente e, passado um bom bocado, a rapariga finalmente abriu os olhos.

—...—

Primeiro, ficou a olhar fixamente, sentindo a delicadeza e a beleza do mundo através do seu olhar. Só depois se atirou para os braços de Xiao Zhai, com o corpo a tremer levemente.

— Ora essa, porque estás a chorar? — sorriu Xiao Zhai.

— Eu não estou a chorar.

Ela desvencilhou-se de repente e, embora tivesse os cantos dos olhos vermelhos, de facto não vertia lágrimas.

— Ainda bem. Descansa um pouco para estabilizares, e daqui a dois dias começas a praticar a técnica de absorção de energia.

Gu Yu sentia uma alegria genuína. Fez uma breve pausa e perguntou: — Dize-me, o que viste há pouco?

— Não vi nada, foram muitas vozes a perturbar-me: a do meu tio, a do meu mestre, a das pessoas que matei. Estive quase a não resistir, mas de repente ouvi as vossas vozes e depois... e depois correu tudo bem — respondeu, achando difícil descrever a experiência com exatidão.

— Houve apenas vozes, sem visões ilusórias?

— Bem, parece que não.

— Ah...—

Xiao Zhai cultivava outro sistema de técnicas, pelo que a sua sensibilidade àquilo era reduzida. Mas Gu Yu encarava o assunto com seriedade extrema; aquela era uma experiência sumamente preciosa e, se fosse estudada a fundo, aumentaria inequivocamente a taxa de sucesso no despertar espiritual.

As vozes mencionadas pela jovem, traduzidas por termos científicos, eram as emoções negativas do subconsciente. Em termos místicos, deveriam chamar-se demónios interiores.

À exceção dos recém-nascidos, todas as pessoas albergavam emoções negativas. Desde a escola até ao trabalho, o contacto com os mais variados indivíduos gerava ressentimentos, insatisfações, ódios, invejas e afins; tudo isso fazia parte.

Gu Yu também os tinha, mas a sua genialidade residia no facto de saber reajustar-se e eliminar tais sentimentos por si mesmo.

Para onde quer que o coração aponte, os passos seguem firmes; a vida é como uma viagem difícil, mas atravessamo-la de ponta a ponta com bravura; se o coração descansa em alguém, que se partilhem os anos que restam.

A isso chamava-se aptidão.