Capítulo 145: O Deus das Ações do Oriente Médio
Página 1/3
Como conterrâneo de Áber e capitão da equipe de segurança, Eduardo detinha grande autoridade na Rock Security. Somente o fato de ser um conterrâneo já fazia com que Áber confiasse mais nele. Além disso, no quesito habilidade de combate individual, Eduardo era o mais forte entre os quatro seguranças, o que também justificava sua posição de líder da equipe.
Ele lançou um olhar para Lincoln, um pouco leviano, e depois para Johnson, que permanecia em silêncio, apenas comendo calmamente. Eduardo pensou que seria ótimo se Lincoln tivesse a personalidade mais reservada de Johnson, mas ninguém é perfeito. Embora Lincoln fosse um pouco impulsivo, típico da personalidade negra comum, talvez por isso fosse o especialista em “negócios negros” do grupo. Ele conhecia os costumes, personalidades e modos de agir das gangues em toda a América, até mesmo muitos dos membros veteranos.
Além disso, Lincoln era muito habilidoso em combates urbanos, sendo o mais eficiente em lutas de rua e em ambientes fechados. Se não estivesse como segurança pessoal do chefe, Eduardo acreditava que Lincoln provavelmente seria um atirador forte em alguma gangue, talvez até líder. Era intrigante como um jovem criado naquele ambiente tivesse optado por se alistar no exército e, após a aposentadoria, não ter retornado à lama, mas sim arranjado um emprego honesto, tornando-se segurança de Áber.
Eduardo suspeitava que isso tivesse a ver com a mãe de Lincoln, pois o chefe lhe disse que Lincoln só tinha mais um parente, sua mãe, que no mês passado fora trabalhar com a família de Dex no Smith Farm, no Texas. Depois, talvez fosse para trabalhar na Rock Security em Tarrant County, na cozinha, com um trabalho tranquilo, salário alto e benefícios, até plano odontológico.
Entre os quatro pilares de Áber, além de si mesmo, Eduardo gostava mais do segurança asiático, Lin. Seu nome completo era Ruyi Lin, e sua família viera para a América na geração do avô. Lin tinha personalidade amável e firme, era meticuloso e versátil, com habilidades técnicas diversas, como demolições e sensibilidade a explosivos, além de saber consertar carros, instalar janelas e pisos, entre outras coisas.
Às vezes, Eduardo pensava que os quatro seguranças escolhidos pelo chefe eram bastante completos: Johnson, calado e mestre em armas de fogo; Lincoln, falante, especialista em combate interno e conhecedor das manhas das gangues americanas; Lin, técnico e bom lutador; e ele mesmo, um forte especialista em ataques frontais. Com essa equipe, poderiam até enfrentar pequenos grupos de mercenários.
Enquanto comia, o rádio na mesa tocou. Johnson, o mais próximo, parou de comer, pegou o rádio e apertou o botão. A voz de Donnie, a principal segurança feminina da Rock Security, veio pelo aparelho:
“Eduardo, Eduardo, tem gente querendo falar com o chefe. O chefe e a senhorita Charlize ainda estão descansando.”
Eduardo respondeu: “Já vou.”
Terminou as últimas fatias do bife e então disse: “Johnson e eu cuidamos do primeiro turno da noite. Lin e Lincoln, fiquem de prontidão. Se o chefe passar a noite aqui, vocês dois assumem o segundo turno.”
Os outros três assentiram, e Eduardo e Johnson saíram do quarto. Perto da porta, Eduardo viu Donnie conversando com dois homens.
“Qual é a situação?” perguntou baixinho. Quatro seguranças continuavam vigiando a porta, Donnie estava responsável.
“Um deles diz ser o gerente do saguão do hotel, o outro afirma ser segurança do Príncipe Walid,” explicou Donnie.
“Corrigindo, senhora, não é qualquer ‘Príncipe Walid’, é o Príncipe Walid do Reino de Tersa,” disse o homem mais velho, provavelmente o gerente do hotel, sorrindo.
Donnie apenas olhou para Eduardo, que já tinha reconhecido o homem. Quando entraram, ele tinha reparado.
“O Príncipe Walid? Ele não é o dono atual deste Plaza Hotel?” Eduardo perguntou, refletindo.
“Por acaso este tal Príncipe Walid quer falar comigo?” Naturalmente, sim. Talvez ele tivesse vindo especialmente para encontrar Áber.
Cerca de uma hora depois, Áber, acompanhado da elegante Charlize Theron, encontrou-se em uma sala de recepção próxima ao Palm Hall do Plaza Hotel com um homem de meia-idade, vestido com um terno preto, parecendo um magnata de negócios do deserto.
“Boa tarde, senhor Smith!” Ao entrar, Walid levantou-se sorridente, com postura impecável.
“Boa tarde, senhor Walid,” Áber respondeu com um sorriso.
O Príncipe Walid era famoso em Nova York, para dizer o mínimo. Nos anos 80, ele comprou massivamente ações do Citibank, tornando-se seu maior acionista individual. Além disso, era o segundo maior investidor do News Corporation, com participações em diversas empresas internacionais renomadas. Segundo a Forbes, seu patrimônio líquido ultrapassava os 11,2 bilhões de dólares, ocupando a 11ª posição, muito acima de Áber.
Walid era conhecido como o “Buffett do Deserto” ou “O Deus das Ações do Oriente Médio”.
Página 2/3
Diz-se que ele começou com apenas 15 mil dólares que seu pai lhe deu há quase trinta anos. Mas Áber pensava que esse valor, assim como a história de “cinquenta dólares” que contavam sobre ele, era mais lenda do que realidade. Afinal, ele era neto do 21º filho do fundador do Reino de Tersa. Mesmo sem fazer nada, poderia receber dezenas de milhares de dólares em subsídios mensais, morar em mansões e dirigir carros de luxo sem custo algum no deserto.
Curioso, Áber sentou-se em frente a Walid, tentando entender o motivo da visita.
“Boa noite, senhor Smith,” disse Walid educadamente. “Ouço falar de você há muito tempo. Vim visitar meu hotel e, ao saber que você estava aqui, não pude deixar de querer conhecê-lo. Peço desculpas por qualquer inconveniente.”
“Ha,” Áber sorriu. “Eu também já ouvi falar muito de você, Príncipe Walid. Você é o Buffett do Deserto.”
Walid parecia satisfeito ao ouvir isso e respondeu com um sorriso: “Tudo isso é exagero. Na verdade, não sou tão bom em investimentos. Apenas tenho muito capital e compro ações de grandes empresas. Essas dificilmente quebram, o que me permite lucrar um pouco.”
As palavras sinceras de Walid fizeram Áber considerá-lo uma pessoa honesta. Se ele realmente se achasse um “Buffett do Deserto” e agisse de forma imprudente, Wall Street já teria lhe dado um recado. O fato de ele ser o maior acionista individual do Citibank indicava que Wall Street o aceitava, ao menos como um personagem periférico: não muito valorizado, mas também não alvo de ataques. Quando há lucro, ele pode se beneficiar minimamente.
Que tipo de sacrifícios ele fez para alcançar isso? Provavelmente gastou muito dinheiro.
Áber sorriu e respondeu: “Isso é realmente uma estratégia sábia. Além disso, ter capital considerável é uma forma de poder.”
“Mas,” Áber mudou o tom e olhou para Walid, “por que deseja me ver, senhor Walid? Não é para me perguntar um suposto segredo de investimento, não é?”
“Se fosse, eu diria que minha sorte é intuição,” Áber continuou. “Eu simplesmente sinto qual ação vai subir, essa é minha habilidade.”
Walid sorriu, confirmando que os boatos sobre Áber em Wall Street eram verdadeiros: ele tinha personalidade.
“Claro que não,” disse Walid. “Quero vender algo para você.”
“Ah?” Áber arqueou as sobrancelhas.
“3% das ações do News Corporation, pelo preço de 1 bilhão de dólares. Está interessado, senhor Smith?”
Áber mostrou interesse imediato. O News Corporation era uma das maiores empresas do setor nos EUA e no mundo, avaliada em cerca de 40 bilhões de dólares. Walid, além de ser o maior acionista individual do Citibank, era o segundo maior acionista do News Corporation, atrás apenas de Murdoch.
“É uma empresa de alta qualidade,” Áber comentou. “Seu valor mínimo é 40 bilhões. 3% equivalem a 1,2 bilhão. Esse preço atrairia muitos compradores no mercado.”
“Qual o seu objetivo com isso, senhor Walid?” Áber perguntou calmamente.
Vender ações avaliada em 1,2 bilhão por apenas 1 bilhão era um desconto que não fazia sentido sem segundas intenções. Áber não acreditava que Walid agisse sem interesses ocultos.
Walid, surpreso com a franqueza de Áber, demorou alguns segundos e sorriu: “Bem, serei honesto. Primeiro, lamento não ter participado da última rodada de investimentos privada da Smith Capital. Quero participar da próxima.”
“Só isso?” Áber respondeu. “Se for só isso, não há problema. Mas imagino que tenha mais motivos.”
Walid, muito rico e generoso, era o tipo de investidor preferido em Wall Street.
Ele hesitou, olhou para Charlize Theron, que já tinha reconhecido o príncipe. Walid era uma figura muito conhecida, frequentemente presente nas notícias de entretenimento, especialmente por sua vida pessoal.
Charlize percebeu que Walid queria dizer algo a Áber, mas parecia relutante por sua presença. Instintivamente, levantou-se para sair, mas Áber a segurou, forçando-a a se sentar novamente.
“Sinceramente, Charlize é uma mulher em quem confio,” disse Áber sorrindo a Walid.
Isso surpreendeu Walid e causou uma sensação estranha em Charlize, que se perguntava se ele a via apenas como uma aliada ou algo mais.
Página 3/3
Ela pensou: “Será que não somos apenas parceiros de negócios?”
Apesar disso, Charlize sentiu que, de algum modo, estava sendo respeitada.
Walid sorriu amargamente: “Bem, já que é assim, vou ser direto. Senhor Smith, ouvi dizer que você é do Texas.”
“Sim,” Áber respondeu, segurando a mão de Charlize enquanto brincava com ela, curioso para saber o que o “Buffett do Deserto” queria.
“Gostaria de convidar um texano para jantar. Poderia me ajudar a fazer essa indicação?”
Áber arqueou as sobrancelhas e olhou para Walid. “Quem?”
Walid baixou a voz e pronunciou um nome. Olhou para Charlize e viu seu rosto cheio de surpresa e choque.
Embora Áber mantivesse a calma, analisava rapidamente as intenções de Walid. Estava claro: o príncipe do deserto queria estabelecer um contato antecipado.
Aquele nome, com pouca relevância em Wall Street e na Costa Leste, tinha influência principalmente no Sul e no Texas. Agora, até Walid sabia que poderia se conectar com ele através desse contato.
Assim, a relação entre Áber e aquela família já devia ser pública naquele círculo.
Qual era essa relação? Antes, era uma amizade distante. Se ele pudesse entrar para o conglomerado do Texas, seria uma aliança consolidada.
Pensando nisso, Áber respondeu prontamente: “Posso ajudar a passar a mensagem, mas não me envolvo diretamente.”
“Além disso, quero os 3% do News Corporation, mas não por 1 bilhão, apenas pelo preço de mercado atual.”
Na época, o News Corporation não estava listado nos EUA, apenas cerca de 18% da Fox estava listada. Sua sede ainda ficava em Adelaide, Austrália. No universo paralelo, somente em 2004 Murdoch transferiu a sede para os EUA e listou a empresa oficialmente.
Antes disso, adquirir grandes ações do News Corporation não era fácil. Mesmo 3% era significativo, suficiente para garantir uma cadeira no conselho.
Surpreso com a franqueza, Walid respondeu alegremente: “Certo! Sem problemas! Então, 1,2 bilhão está fechado.”
“Fechado,” Áber sorriu, levantou-se e apertou a mão de Walid, que retribuiu com um sorriso satisfeito.
Com o objetivo cumprido, Walid relaxou e começaram a conversar animadamente, abordando temas como iates e mansões, preferidos dos magnatas do deserto.
“Falando em iates, o clima em Nova York e na Costa Leste não está favorável agora. O mar está frio, só dá para ficar dentro da cabine,” disse Walid.
“Mas no Caribe, o clima é mais ameno.”
Walid possuía um iate famoso chamado “Desert Pearl”. Seu antigo dono foi o magnata da indústria bélica do século passado, Rei Levin, e depois o magnata imobiliário Tedlerna, pai de Ikana.
Em 2011, Walid comprou o iate por 30 milhões de dólares e gastou mais 80 milhões para transformá-lo em um dos iates mais luxuosos do mundo. Ele ficava ancorado perto de Nova York e era o preferido de Walid.
Áber, por sua vez, só tinha andado de iate uma vez, na saída de Owitz. O iate de Owitz era de tamanho médio, com decoração simples, nada comparado ao nível de Walid.
Quanto a jatos particulares, Áber já tinha feito pedidos para três: dois Gulfstream G400 e um Boeing 737. Mas ainda não possuía nenhum iate.
Enquanto conversavam, Walid ofereceu o “Desert Pearl” a Áber, mas este não gostava de coisas usadas e achava o iate pequeno demais, apesar do luxo. Afinal, era um modelo dos anos 80, com decoração exagerada, mas defasado em tamanho e desempenho.
“Agradeço a gentileza, Walid,” disse Áber sorrindo.
Após tanto papo, eles já se tratavam pelo primeiro nome, sem formalidades.
“É um belo iate, mas acho pequeno. Se eu comprar um, quero um palácio flutuante no mínimo com 200 metros de comprimento.”
“200 metros?” Walid se surpreendeu. “Nossa, isso é quatro vezes o meu. Ainda pode ser chamado de iate?”
Áber deu de ombros: “Você não acha que maior é melhor? Grande é caro, caro é bonito.”
“Grande é caro, caro é bonito,” Walid repetiu, seus olhos brilhando. “Faz sentido. Depois que você falou, acho meu iate pequeno demais.”
Walid parecia pronto para fazer um pedido.
Página 3/3