Capítulo 139: Você tem namorada?
O fundador do *New York Observer*, um semanário, foi Arthur Carter, um promotor imobiliário de Nova Iorque. Arthur fundou e administrou esta revista inicialmente para promover a sua própria empresa imobiliária, focando-se no mercado de imóveis de Nova Iorque e arredores. Mais tarde, percebeu que o jornal vendia bem e, crucialmente, que podia ampliar a sua influência e impulsionar as vendas da sua empresa. Assim, começou a geri-lo seriamente. Contudo, devido à falta de recursos e à intensa concorrência no setor, após duas décadas, o *New York Observer* permaneceu confinado a Nova Iorque e ao vizinho Nova Jérsia. Sem fama noutras regiões, a tiragem de cada edição oscilava entre 30 a 50 mil exemplares.
Cinco anos depois, com a ascensão da Internet e a saída do antigo editor-chefe, o jornal começou a declinar. As vendas e as receitas publicitárias caíram, passando de um equilíbrio financeiro precário para prejuízos anuais. Se não fosse pela utilidade que o jornal ainda trazia para o seu negócio imobiliário, Arthur Carter tê-lo-ia vendido há muito tempo. Após o ano 2000, os prejuízos mensais tornaram-se insuportáveis, levando-o a espalhar o rumor de que queria vender o semanário. No curso dos acontecimentos paralelos, ele tentou vendê-lo durante anos, só conseguindo em 2006, altura em que a tiragem mal passava dos 20 mil exemplares.
Nesta realidade, como Abel queria ter o seu próprio jornal para enfrentar qualquer opinião pública adversa, pediu a David Mellon que adquirisse publicações influentes em Nova Iorque. Assim, o *New York Sun* e o *New York Observer* tornaram-se propriedade de Abel. Após assumir o controlo, Abel tentou implementar reformas com base na sua experiência como viajante do tempo, mas revelou-se sem talento para a área; as suas mudanças surtiram pouco efeito. No caso do *New York Observer*, a tiragem subiu de 40 mil para 60 a 70 mil exemplares apenas porque ele utilizou os seus contactos para realizar entrevistas exclusivas com figuras proeminentes de Nova Iorque. Este crescimento foi notável, considerando que a *Time*, um gigante do setor, tinha uma tiragem de cerca de 150 mil exemplares por edição. Se o *New York Observer* mantivesse esse ritmo, tornar-se-ia um dos vinte semanários mais vendidos dos Estados Unidos. Naquela época, o renomeado *American Sun* vendia cerca de 100 mil exemplares diários. Embora parecesse superior, o *Observer* era um semanário, enquanto o *Sun* era um diário; além disso, o preço de um exemplar do *Observer* equivalia a cinco do *Sun*.
Antes da "Tempestade Smith", as reformas de Abel só tinham sido bem-sucedidas no *New York Observer*, não devido à sua criatividade, mas ao prestígio que ele adquiriu em Nova Iorque, convencendo celebridades a serem entrevistadas. O *American Sun*, pela sua natureza, não gozava desse privilégio. No entanto, com a "Tempestade Smith" a varrer o país, David e o recém-criado departamento de relações públicas sugeriram um método, não muito subtil, para transferir parte do fervor mediático de Abel para o *American Sun*, tornando-o um sucesso repentino. Mas este sucesso era, em parte, artificial: um terço devia-se ao valor da marca, um terço à popularidade de Abel e o restante à qualidade do jornal. Só se mantivesse estes números após a poeira da "Tempestade Smith" assentar é que se provaria que o *American Sun* se tinha tornado um dos dez maiores jornais do país.
Independentemente disso, o *American Sun* beneficiou imenso da popularidade de Abel, deixando o seu "irmão", o *New York Observer*, com inveja. Como uma publicação de atualidades e finanças que preza o profissionalismo e a sofisticação, o *Observer* não podia copiar o marketing do *Sun*. A redação, então, voltou-se para o patrão: perceberam que Abel nunca tinha dado uma entrevista oficial. Se conseguissem esse "primeiro furo", poderiam aproveitar o entusiasmo para promover a sua fama entre a elite americana. Assim, a equipa de elite da redação dirigiu-se à sede da MGM para entrevistar Abel. A equipa era composta por quatro pessoas: um iluminador, um cinegrafista, um editor e uma repórter. O editor era o próprio editor-chefe, Dylan.
A repórter era a mais bela, Ashley Lees, uma recém-formada pela prestigiada Escola de Jornalismo Medill da Northwestern University. Embora fosse jovem e com menos experiência que outros na redação, Dylan escolheu-a porque era a mais bonita, sabendo que, com ele por perto, a habilidade técnica era secundária face à necessidade de agradar ao patrão. Foi assim que Ashley conquistou o trabalho que todos cobiçavam, provando que, por vezes, a estética é a principal força produtiva.
No topo da sede da MGM, Ashley encontrou Abel Smith, o homem que dominava a opinião pública americana. Ao entrar, viu um jovem alto, elegante e de modos refinados. Ao contrário do que imaginava, não havia nele uma arrogância imatura; o seu rosto exibia uma confiança e maturidade incomuns para a sua idade. Ele não era condescendente, e a sua atitude foi acolhedora. Ashley pensou que aquele detalhe merecia entrar na sua matéria.
— Bom dia, Sr. Smith — saudou Dylan, seguido pelos outros. Abel sorriu em resposta. Após as apresentações, Dylan entregou timidamente uma folha com as perguntas planeadas. Abel leu-as e, notando que eram questões banais, balançou a cabeça.
— Não serve. Dylan, lembro-me que é este o seu nome, não é? Estas perguntas são demasiado comuns — disse Abel. Dylan, embora tivesse o nome ligeiramente trocado, não corrigiu o patrão. — O que sugere então? — perguntou o editor.
— Com perguntas tão banais, que impacto terá o *Observer*? Façam perguntas incisivas! — respondeu Abel. Dylan, desejoso de aumentar a popularidade do jornal, mas receoso de ultrapassar limites, ficou sem saber o que perguntar. — Dylan, é você o editor-chefe ou sou eu? — questionou Abel. — As perguntas devem vir de vocês, e eu decido se respondo!
Notando a hesitação de Dylan, Abel olhou para a atraente Ashley, que o observava com entusiasmo. — Deixe que esta jovem trate disso. Que faça as perguntas como se entrevistasse qualquer outra celebridade, focando no que pode aumentar as vendas e o interesse. Dylan, apenas supervisione o tom.
Dylan, aliviado por delegar a responsabilidade, concordou prontamente. Ashley, sentindo-se pressionada pelos olhares, perguntou: — Patrão, que tipo de perguntas devo fazer? Qual é o limite?
Abel, impaciente, respondeu: — Ashley, suponho que acabou de se formar. Faça a entrevista como aprendeu na universidade. Algumas perguntas eu posso simplesmente não responder. Seja rápida!
A entrevista começou. A primeira pergunta de Ashley foi direta: — Como se descreveria?
Abel, com confiança, respondeu: — Um génio.
— E qual é a prova disso?
— A prova? Em menos de um ano, transformei algumas dezenas de dólares em quase dez mil milhões. Acho que essa é a prova mais contundente.
Embora o mito mediático de que ele chegou a Nova Iorque com apenas "algumas dezenas de dólares" fosse um exagero — ele tinha levado milhares de dólares —, Abel decidiu adotar a narrativa por ser mais lendária.
Ashley, impressionada, mudou o foco para a MGM: — O que o levou a comprar a MGM de repente?
Abel respondeu: — Foi um capricho. Vim a Los Angeles para comprar a Marvel, porque gosto do Homem de Ferro e do Homem-Aranha. Como tinha dinheiro, comprei a empresa. Quero ver se consigo criar os meus próprios enredos, como fazer do Homem de Ferro o pai do Homem-Aranha. Depois, em Beverly Hills, encontrei Kirk Kerkorian. Perguntei o preço da MGM, achei justo e comprei.
Abel sabia que, nos Estados Unidos, a riqueza é vista como um sinal de superioridade e sucesso. Exibir essa riqueza e ser um pouco "presunçoso" não causava o mesmo ressentimento que causaria noutros países; pelo contrário, gerava admiração.
Ashley percebeu que o seu patrão era um homem extremamente confiante e egocêntrico, o que explicava o seu sucesso meteórico. Sentindo-se mais à vontade, ela fez a terceira pergunta: — O senhor tem namorada? Se não, que tipo de mulher procura para namorada ou futura esposa?
Esta pergunta despertou o interesse de Abel, que viu que a jovem repórter tinha talento. Ele sorriu e preparou-se para responder.