Capítulo 143: A Necessidade do Casamento Aliança
Na elite dos Estados Unidos, os casamentos arranjados são algo extremamente comum, quase uma questão natural. Alguns meses atrás, durante um banquete da família Hilton, Barry Hilton, da segunda geração dos Hilton, tentou apresentar sua neta Paris a Aber, com a intenção de unir as famílias por meio de um casamento. Contudo, Aber não demonstrou interesse, e Paris também não se importou, de modo que não houve interação entre eles, frustrando o plano de Barry Hilton.
Até mesmo David Mellon, que embora solteiro e constantemente proclamando sua solteirice, na verdade possui uma noiva. A noiva de David vem de um ramo mais distante da família MG, e esse casamento foi arranjado pelos pais de ambos quando ainda tinham cerca de dez anos de idade. Essa é a razão pela qual Aber evita confrontar diretamente os Morgansos, apoiados pela poderosa família MG, cuja influência está profundamente enraizada em Nova York. Afinal, por que Kennedy, ao se tornar presidente, mantinha uma relação de irmandade com Robert Morganso?
David Mellon tem 33 anos, está noivo há mais de uma década, mas ainda não casou-se. Situações como a dele são as mais comuns entre a elite americana. Agora, David conversa com Aber sobre o interesse deste por Amanda Hearst, sugerindo discretamente que Aber considere um casamento. A família Hearst, gigante da mídia nos Estados Unidos, possui enorme influência em Los Angeles e Nova York. Para David, uma aliança com os Hearst seria uma vantagem significativa em ambas as cidades.
Além disso, David desconhece muitos detalhes sobre os negócios da família Aber no Texas, mas percebe seu interesse por Hollywood e pela mídia. Por amizade e também pelo interesse da Smith Capital, David acredita que uma união entre Aber e os Hearst seria uma escolha mutuamente benéfica, permitindo a Aber expandir sua influência tanto nas finanças quanto na mídia. Os Hearst são bastante influentes em ambos os setores.
Inicialmente, Aber não compreende as intenções de David, mas, ao aprofundar a conversa, entende perfeitamente. Responde com firmeza: “Amanda tem apenas 16 anos, 16! Você acha que sou esse tipo de pessoa?” David lança um olhar de desdém e responde: “Lembro que Anne Hathaway, antes de conhecer alguém, nem havia completado 17 anos.” Aber fica sem palavras.
“Vamos deixar esse assunto de lado. Por ora, não tenho interesse em Amanda Hearst,” continua Aber, acrescentando: “Sou um avesso ao casamento, acho que casar não tem sentido. Dá para ser tão feliz quanto casado sem casar. Casado, muitas vezes, pode ser infeliz. Talvez eu nem case nesta vida.”
David franze a testa, surpreso: “Você está falando sério?” No meio da elite americana, a maioria dos ricos e influentes encara o casamento de modo tradicional, valorizando-o bastante. Um avesso ao casamento é visto como um verdadeiro outsider. Aber, vindo do Texas, sabe disso bem, pois a família Smith é considerada uma elite local. Mas, sinceramente, ele nunca pensou em casar. O mundo é vasto e belo, há muitas mulheres atraentes; por que se prender a uma só?
Nos Estados Unidos, ser solteiro e ter muitas namoradas é tolerado, mas um homem casado que age assim é condenado socialmente, considerado um canalha, até o governo evita apoiá-lo. Isso reforça a decisão de Aber de não casar, a menos que um dia se canse ou sua saúde não permita mais. Mas, com seu estado atual, acha improvável que isso aconteça. Assim, não casar parece ser a melhor escolha.
“Não vamos mais falar nisso. Tenho apenas vinte anos, e você já tem trinta e três,” diz Aber com certo desprezo a David. “Se até você, que é um velho, ainda não casou, que razão eu tenho para pensar nisso?” David solta um palavrão americano, mas não tem resposta, pois Aber tem razão: com pouco mais de vinte anos, ele ainda é praticamente menor de idade nos EUA, sem direito legal para beber.
Pensando bem, David conclui que talvez, quando Aber for mais velho e maduro, mude de ideia. “Tudo bem, então,” diz David, sacudindo a cabeça. “Vou cuidar da lista para o coquetel.” Aber faz um gesto de “ok” e David se afasta.
Sozinho no escritório, Aber sente-se entediado. Liga o computador em sua mesa — um sistema com disco rígido de 3GB, 128MB de RAM, placa-mãe chipset 693, drive de CD 40X, drive de disquete e placa de vídeo, além de um monitor pesado. Essa configuração, na época, era considerada de ponta, mas para Aber, um reencarnado, parece ultrapassada. Era por isso que, antes da reencarnação, gostava muito de jogos, mas depois praticamente não tocava mais.
Além disso, os jogos daquela época eram simples, sem graça para alguém acostumado com gráficos 2K, 4K e 3D avançados. Após uma rápida navegação sem interesse, desliga o computador. Olha o relógio de pulso Royal Oak: são pouco mais de onze da manhã. Levanta-se e sai do escritório.
No corredor, encontra Katherine Jones conversando com duas outras secretárias. David havia comentado sobre a competência de Katherine, e Zeta, chefe de Recursos Humanos, também a elogiava. Aber, por sua vez, não se pronunciava muito, embora inicialmente tenha se sentido atraído por sua beleza.
“Boa tarde, senhor Smith.” “Boa tarde, senhor Smith.” As três secretárias o cumprimentam. Ele sorri e retribui: “Olá, meninas.” Após o cumprimento, acena para elas e se afasta, sem demonstrar interesse especial em Katherine, que fica momentaneamente desconcertada.
“Uau, acho que o chefe está cada vez mais bonito. Não é à toa que tantas vadias querem ser ‘as garotas Smith’!” comenta uma secretária. “Quem não quer? Ser garota Smith significa proximidade com o chefe e fama e fortuna! Tipo Giselle Bündchen, que antes era só modelo e agora já está sendo convidada para filmes!” Outra acrescenta: “Pois é, e tem várias atrizes de Hollywood que, além de bonitas, não têm nada mais. Ouvi dizer...” As duas começam a fofocar animadamente.
“Cof, cof, cof.” Katherine tosse levemente, interrompendo. Com boa formação e respeitada por Zeta e David, ela exerce autoridade sobre as duas. “Falar mal do chefe no trabalho? Acham que são namoradas dele? Trabalhem direito, senhoritas!” Com essa frase, se afasta.
Assim que Katherine sai, as duas retomam em voz baixa: “Que arrogância! No fim, são secretárias como a gente. No começo, achei que o chefe gostasse dela.” “Pois é, mas agora parece que não. Se gostasse, já teria agido.” “Verdade. Que vadia!” “Falem baixo, não quero que nos ouçam.”
Aber, já fora da Smith Capital, desconhece esses pequenos dramas internos. Ele vai direto ao heliporto do prédio e pega um helicóptero para Manhattan. Desce no heliporto no topo de um edifício no centro da cidade e, pelo elevador, chega ao centro de Manhattan.
Por volta do meio-dia, aparece novamente em frente ao prédio do promotor do distrito de Manhattan. No restaurante onde havia almoçado com Lapierre, CEO da Associação Nacional do Rifle, encontra duas pessoas: Robert Morganso e sua bela e jovem neta, Peggy Morganso.
“Boa tarde, senhor Smith,” cumprimenta Robert, com mais de oitenta anos, sorrindo gentilmente, sem demonstrar rancor pela tormenta judicial que Aber lhe causou. “Boa tarde, senhor Morganso, e...,” Aber sorri e aperta a mão de Robert, olhando para Peggy, que está séria e veste uniforme de assistente do promotor. “...e boa tarde para você também, Peggy.” Ela apenas acena com a cabeça, sem oferecer a mão. Aber encolhe os ombros, solta a mão de Robert, e ambos sentam-se.
Aber fala primeiro: “Parabéns, senhor Morganso. Claramente, antes que você se canse desse cargo, ninguém poderá disputá-lo.” “Haha, não, não. É só que as pessoas confiam em mim e acham que sou justo, por isso votam em mim,” responde Robert. Estão falando da eleição deste ano para o promotor do distrito de Manhattan. A eleição oficial acontecerá em poucos dias, mas as prévias já indicam o resultado.
Robert já tem 56% dos votos na primeira rodada, enquanto os outros três candidatos dividem o restante. Isso praticamente garante sua reeleição. Ele ocupa o cargo desde 1975, há vinte e cinco anos. O nome Robert Morganso quase é sinônimo de promotor em Manhattan.
Esse é um dos motivos pelos quais Aber escolheu fazer as pazes com ele. Mesmo se não tivesse feito isso, Robert provavelmente venceria a eleição devido à sua imensa influência e rede de contatos em Manhattan. Agora, com ambos recuando, Morganso cede um pouco, e Aber dá um passo atrás, uma decisão razoável e inevitável para o momento.
Felizmente, no dia 29 de outubro, Peggy foi sua acompanhante por um dia — sem que realmente acontecesse algo, mas ela ficou exausta. Seu nome apareceu em várias mídias, sendo chamada de a décima primeira “Garota Smith”. Em Nova York, a mídia foi discreta e pouco reportou sobre Peggy, ou simplesmente ignorou.
Na Costa Oeste, no entanto, as famílias Morganso, Rockefeller e MG não intimidam ninguém, e a imprensa explorou bastante o nome de Peggy, dando-lhe certa fama. Ela respondeu com silêncio, e a repercussão diminuiu após alguns dias. Para Aber, isso foi um alívio, permitindo-lhe sentar-se e conversar tranquilamente com Robert.
Mas, honestamente, não sabia muito o que dizer a Robert. Tiveram pequenos conflitos antes, e vêm de mundos diferentes: um do sistema judicial e político, outro das finanças, que não depende de proteção política. Sem os conflitos anteriores e a experiência com Peggy, Aber talvez não teria aceitado o convite para almoçar.
Após as formalidades iniciais, tanto Aber quanto Peggy permaneceram em silêncio. Felizmente, Robert, um conversador nato, sorriu e comentou: “Senhor Smith, ao comprar a MGM em nome de Wall Street, muitos por aqui ficaram satisfeitos.” Por muito tempo, Wall Street representou a Costa Leste, e Hollywood a Costa Oeste, havendo certo desprezo mútuo.
Isso explica a conspiração conjunta de Hollywood contra Wall Street naquela época, que ficou na memória dos capitalistas financeiros, mesmo que não tenham se vingado por falta de interesse. A aquisição da MGM por Aber, um membro de Wall Street, animou os antigos representantes da Costa Leste como Robert, que queria levantar o moral local.
Aber minimizou: “MGM é só uma empresa pequena, não é Viacom ou Comcast.” Robert percebeu que o assunto esfriou e pensou que, se uma empresa de vinte bilhões de dólares não conta, o que mais haveria de importante nos EUA?
Depois do desconforto inicial, Aber fez um esforço para respeitar o mais velho e mudou o tema para assuntos de Wall Street e Manhattan, onde ambos podiam conversar confortavelmente. O almoço durou cerca de uma hora. Peggy permaneceu calada, e Aber logo sugeriu partir. Robert não se opôs.
Antes de sair, Robert entregou a Aber um bilhete. Aber hesitou, pensando que fosse um cheque, mas era apenas um papel com algumas letras. “É uma compensação da parte do Morganso, senhor,” disse Robert sorrindo. Aber não sabia do que se tratava, olhou para Robert e Peggy, assentiu sorrindo e guardou o papel, saindo em seguida.
Robert olhou para sua neta após Aber sair, intrigado: “Peggy, o que houve com você hoje?” Apesar dos pequenos conflitos, os dois já estavam reconciliados e provavelmente poderiam ser amigos. Robert achava que sua joia da família não precisava agir daquela forma.
“Foi por causa das notícias e do que aconteceu naquele dia?” perguntou. “Você disse que ele não foi rude com você?” “Então, é só uma questão pequena.” “Por que você está assim hoje?” indagou Robert, preocupado.