Capítulo 147: No futuro, a humanidade será governada pelos telefones celulares

No Fim de Todos os Mundos Fênix Satiriza o Pavão 3942 palavras 2026-04-01 15:47:57

No segundo dia, no Departamento de Polícia de Chicago.

Spooner estava cabisbaixo e sem energia; na noite anterior, ele tivera um pesadelo horrível. Os robôs iniciavam uma revolução, uma guerra nuclear global irrompia e a civilização humana regredia ao século passado. O exército, formado às pressas, recuava sucessivamente diante do exército de robôs destemido e indiferente à morte, restando-lhe apenas refugiar-se em montanhas e florestas profundas para tentar sobreviver.

Esse não era o ponto principal do sonho; o mais absurdo era que Spooner sonhara ser o líder da resistência humana, carregando nos ombros a pesada responsabilidade de conduzir a humanidade à vitória na guerra. Justo quando se dedicava com afinco a governar bem, levando a humanidade a sucessivas vitórias e chegando à batalha final para atacar a base principal dos robôs, ele fora assassinado por um robô disfarçado de humano, batendo as botas no mesmo instante.

Spooner lembrava-se daquele rosto com muita nitidez, pois o robô com pele humana era Russell.

— Que droga, por que fui ter um tipo de sonho desses... — Spooner deu tapinhas na própria testa, achando o sonho extremamente absurdo, visto que, em sua lógica cognitiva, os robôs equivaliam a eletrodomésticos.

— Ei, Spooner, sua cara não está muito boa, será que não dormiu bem ontem à noite?

Russell desferiu um tapa no ombro de Spooner, assustando este último, que deu um pulo no lugar, temendo que as cenas do pesadelo se repetissem na realidade.

— O que foi, Spooner? Sua reação foi um pouco exagerada. — Sem o menor pudor de assustar os outros até quase morrerem, Russell aproximou-se com um sorriso brincalhão e passou o braço pelo ombro de Spooner, parecendo seu melhor amigo.

— O Spooner está cada vez pior. Até o Russell, que é tão talentoso, tem que aturar o mau humor dele.

— É verdade. E olha que é o Russell; se fosse comigo, eu preferia largar um parceiro desses.

— O Russell é muito coitado. Aposto que em menos de um mês ele não vai aguentar as esquisitices do Spooner e vai acabar com depressão.

— Cara, você está subestimando o Spooner. No máximo em uma semana, o Russell vai procurar o John para pedir a troca de parceiro.

— ...

Os policiais ao redor balançavam a cabeça, lamentando a situação de Russell. Ele havia deixado o orgulho de lado para demonstrar boa vontade com o parceiro, mas Spooner continuava com aquela cara fechada; era realmente uma provação intolerável para ele.

Ao ouvir os cochichos ao redor, a expressão de Spooner ficou ainda mais azeda, afinal, quem estava sendo atormentado era ele.

— Ora, Spooner, foi só uma brincadeira, não leve a mal. Só queria te dizer que você não é o único especial neste mundo. — Russell deu tapinhas no ombro de Spooner. Na noite anterior, ele havia passado um bom papo furado em Spooner, a ponto de o outro sair mancando.

Não havia maldade nisso, no máximo um pouco de senso de humor peculiar. Os americanos adoravam pegadinhas desde o berço, e ele estava apenas seguindo os costumes locais.

Spooner suspirou:

— Cara, se continuar assim, vou acabar com sensibilidade nervosa!

— Ok, culpa minha. — Russell abriu os braços. — Se você não gosta da minha história de soldado do futuro, que tal visitante de outro planeta?

Spooner revirou os olhos:

— Acaso eu tenho cara de idiota? Todo o seu histórico desde a infância, incluindo registros de consumo e despesas médicas, está claramente documentado nos arquivos da polícia. Como você poderia ser um visitante de outro planeta?

Russell fez beiço:

— Os arquivos não são infalíveis. Acaso eu não poderia tê-los falsificado?

— Haha, você acha que todo mundo é cego? — Spooner soltou uma risada de desprezo e afirmou com convicção: — Se você for um visitante de outro planeta, eu como minhas próprias fezes e me mato.

Russell arregalou os olhos. Você está se esforçando ao máximo para comer bosta, hein!

A expressão exagerada de Russell não passou despercebida por Spooner, que ficou ainda mais convencido de que ganharia a aposta:

— E então, quer aceitar essa aposta?

— Hã, deixa pra lá, você com certeza vai dar uma de caloteiro.

Spooner imediatamente arregalou os olhos:

— Como vai saber se não apostar? E se eu realmente comer?!

Spooner sentiu que finalmente venceria uma, e por nada neste mundo deixaria Russell escapar iludindo-o, insistindo na aposta.

Diante do pedido insistente de Spooner para passar vergonha, Russell balançou as mãos recusando repetidamente, e os dois começaram a brincar e brigar, deixando para trás o mal-estar da noite anterior num piscar de olhos.

Nesse exato momento, o comunicador de Spooner tocou.

— Alô, aqui é o departamento de homicídios!

— Sim, sou eu, Spooner. Está me procurando?

Ao desligar o comunicador, a expressão de Spooner tornou-se sombria a ponto de assustar:

— Russell, me acompanhe até a sede da USR.

— O que houve?

— Uma pessoa muito importante para mim... aconteceu algo...

Russell assentiu. Ir à sede da USR neste momento certamente tinha a ver com o Doutor Lanning; a história havia começado oficialmente.

...

Os dois dirigiram a toda velocidade desde a delegacia. Desta vez, era Russell quem conduzia o veículo. Com o humor péssimo e imerso em tristeza, Spooner nem sequer reclamou da velocidade de Russell.

O 50º Distrito de Chicago, centro econômico e energético da cidade, abrigava a sede da corporação USR. Esta empresa era a maior fabricante de tecnologia robótica do mundo; a série de robôs NS-5, prestes a ser lançada no mercado, assim como as quatro gerações anteriores de robôs inteligentes, eram produtos da USR, a indiscutível soberana no campo da robótica.

A figura fundamental por trás das conquistas brilhantes da USR era o Doutor Lanning, cujo nome completo era Alfred Lanning. Ele era o criador da série de robôs NS e aclamado como uma elite humana que mudara o mundo.

No entanto, uma figura de tal magnitude histórica, um supercientista destinado a ter seu nome gravado para sempre nos livros de história, jazia agora imóvel sobre o piso frio do primeiro andar da sede da USR.

O Doutor Lanning estava morto, vítima de suicídio!

No saguão, fita de isolamento policial já havia sido estendida, e os dois só conseguiram entrar após mostrarem seus distintivos.

Ao cruzar a linha de isolamento, Spooner foi detectado por um anel de metal no chão, que projetou um holograma do Doutor Lanning.

— É bom vê-lo novamente, garoto. — O holograma do Doutor Lanning sorriu e disse. Não se tratava de um programa inteligente, mas sim de uma gravação pré-gravada; o holograma só responderia se Spooner fizesse as perguntas correspondentes, funcionando essencialmente como um gravador de repetição.

Olhando para o Doutor Lanning tão realista, um lampejo de melancolia cruzou o rosto de Spooner:

— Olá, Doutor!

Russell não demonstrava interesse na conversa entre os dois. Assim que entrara, sua atenção fora atraída pelo robô gigantesco erguido no centro do saguão: uma estátua de metal com a estrutura esquelética de um robô. Tinha um estilo um tanto abstrato, mas era imponente, com cerca de 50 metros de altura.

— Uau, se essa coisa tomar vida, acho que só o Ultraman conseguiria dar conta!

Enquanto Russell examinava a estátua, o holograma de Spooner e do Doutor Lanning continuava a interagir. O Doutor Lanning havia definido uma senha na gravação, mas como Spooner desconhecia a palavra-chave, não conseguia obter as informações cruciais, o que o levava a desconfiar da verdadeira causa da morte do Doutor Lanning e a suspeitar de assassinato.

— Doutor, o senhor tem algo a me dizer?

— Desculpe, não tenho autorização. Você precisa fazer a pergunta correta! — O Doutor Lanning respondeu com um sorriso contínuo.

Russell olhou para o rosto do Doutor Lanning, sentindo de repente que algo não estava certo. Lembrou-se então de que o Doutor Lanning guardava uma semelhança impressionante com o finado Steve Jobs.

Isso não seria incomum, pois com o aumento populacional coincidências faciais eram frequentes. Mas o problema era que, além da aparência, o Doutor Lanning também apresentava semelhanças espantosas com Jobs em certos aspectos.

Primeiro, ambos eram pilares técnicos de empresas de tecnologia — um desenvolvia celulares, o outro robôs —, sendo elites que mudaram o mundo.

Segundo, os dois morreram justamente quando suas respectivas empresas lançavam novos produtos revolucionários, e bizarramente, em ambos os casos tratava-se do quinto produto da linha!

Russell lembrava-se de alguns detalhes da história: o suicídio do Doutor Lanning tinha como objetivo transmitir a mensagem de que a série NS-5 se rebelaria contra a humanidade e iniciaria uma revolução. Será que a morte de Jobs também estaria transmitindo algo? O inteligente NS-5 e o inteligente iPhone 5...

É de dar medo só de pensar!

Russell decidiu que, ao voltar, convenceria seus conhecidos a boicotarem produtos importados e passarem a usar celulares nacionais!

Quanto mais pensava, mais Russell convencia-se de que aquilo era uma conspiração colossal. No futuro, a humanidade seria governada por telefones celulares — embora, de certa forma, já fossem quase governados por eles agora —, mas ele pensava além, inserindo inconscientemente os enredos de Matrix e O Exterminador do Futuro.

Em uma certa madrugada, raios globulares rolavam por uma rua escura, e um celular nacional antigo, robusto e de dois chips, jazia silenciosamente no chão fazendo pose. Ele vinha do futuro, guiando o salvador para boicotar o estrangeiro e apoiar o nacional...

Quando Russell recuperou a lucidez, percebeu que ele e Spooner já haviam pegado o elevador até o último andar da sede da USR e estavam diante do presidente da empresa, Lawrence Robertson, o homem mais rico do mundo segundo a lista de bilionários globais.

— Olá, policiais!

— Olá, senhor Robertson.

Robertson não demonstrava formalidade excessiva; recebeu Russell e Spooner com hospitalidade e serviu duas xícaras de café pessoalmente. Infelizmente, Russell não dava muita importância ao título de homem mais rico, e Spooner, que sempre rejeitara robôs, tampouco simpatizava com Robertson, que fizera fortuna vendendo máquinas.

Robertson circulava pelo mundo dos negócios há quase trinta anos, possuindo um olhar perspicaz e implacável. Sabendo que sua aura de homem mais rico não surtia efeito e enfrentando a postura inquisitória de Spooner digna de um suspeito, sua atitude esfriou instantaneamente.

Spooner não gostava de Robertson e deixava isso transparecer no rosto sem o menor pudor. Ele fez perguntas sobre o Doutor Lanning com um tom agressivo, dando a entender que exigia que Robertson admitisse ser o assassino.

Não se podia dizer que a suspeita de Spooner era infundada; Robertson e o Doutor Lanning se conheciam havia vinte anos e eram os dois grandes magnatas da USR. Conflitos devido a divergências comerciais ou até mesmo um assassinato premeditado eram altamente prováveis.

O rosto de Robertson estampava total impaciência. Sem vontade de perder tempo com Spooner, que parecia ter tomado remédio para brigar, chamou um executivo da empresa por interfone para entreter Russell e Spooner.

Ao serem convidados a se retirar da sala, Spooner manifestou grande insatisfação:

— Russell, esse sujeito com certeza tem caroço nesse angu.

— Eu sei, mas ele é o homem mais rico do mundo. Só de advogados ele tem centenas. Nós somos apenas policiais comuns, o que podemos fazer contra ele?

Spooner soltou um muxoxo de frustração. A realidade era cruel; sem provas contundentes, ele não podia fazer nada contra Robertson. E, claro, mesmo com provas contundentes, ele continuaria sem poder fazer nada contra Robertson.

No universo dos super-heróis, Robertson seria o Batman, ou no mínimo o Duende Verde. Como um policial conseguiria derrubar o Duende Verde? No mínimo, seria preciso ser um jornalista.

— Olá, policiais. Sou Susan Calvin, diretora executiva da empresa e uma das assistentes do Doutor Lanning, especializada em pesquisas sobre a psicologia dos robôs. Podem me chamar de Calvin.

[Ding!]

[O hospedeiro entrou em contato com o personagem da história Susan Calvin, ativando o evento de sorteio. Deseja sortear agora?]

Calvin vestia um traje de escritório cinza-prateado. Assim como sua profissão, ela própria exibia uma forte estética de ficção científica: um rosto quadrado de traços rígidos, feições tridimensionais bem marcadas e uma silhueta com linhas geométricas dignas de $Ax+By+C=0$, tão reta a ponto de causar desespero.

Resumindo a descrição acima, embora essa mulher mais velha e solteira possuísse um temperamento distinto, sua silhueta era incrivelmente sem graça, sem nenhum atrativo; cair no chão plano faria alguém deslizar mais longe do que o normal.

Sem dúvida, aquela Calvin era a protagonista feminina. Se nada desse errado, ela, que desejava passar o resto da vida ao lado de robôs, acabaria se apaixonando por Spooner, cujo corpo era meio robótico. Assim, ela poderia abraçar uma máquina para dormir e ainda comer algo quentinho antes de deitar.

Combinação perfeita!

Spooner hesitou por um momento e perguntou:

— Doutora Calvin, com base na sua autoapresentação de há pouco, posso entender que a senhora é uma psicóloga?

— Pode-se dizer que sim, embora meus pacientes sejam todos robôs.

— Que pena, eu estava pensando em procurar um psicólogo para desabafar um pouco — disse Spooner decepcionado.

Russell aproximou-se de repente:

— O que foi, Spooner? Ficou mentalmente instável?

Spooner revirou os olhos e respondeu sem papas na língua:

— É, peguei uma doença em que sinto vontade de sacar a arma toda vez que te vejo, e já está em estágio terminal.

— Que perigoso! Já que você está no estágio terminal e não tem mais jeito, que tal eu te dar um fim primeiro?