Capítulo 47: Os Dois Incomodados
A não muita distância, Lin Jingzhou carregava uma serva nas costas, caminhando também em direção ao Palácio Fengtian. Ela escondeu-se prontamente, fitando ambos com os olhos postos até cruzarem os portões do palácio, antes de retornar com um passo atordoado.
Aquela serva, ela conhecia.
Embora atualmente não passe de uma humilde criada, no futuro ela se tornará a dama de companhia principal ao lado de Sua Majestade, servindo sempre como o braço direito de A-Jing.
Pode-se dizer que, na vida passada, o implacável Lin jamais se aproximara de qualquer serva; a mulher chamada Tian Rui fora a única exceção.
Nesta vida, ela mantinha-se tão próxima de A-Jing que acabara por esquecer a existência daquela outra serva.
Retirando o pequeno sachê perfumado de dentro das vestes, ela o girava entre os dedos.
"Será que estive a iludir-me desde o início, e A-Jing não nutre por mim esse tipo de sentimento?"
Um sorriso autodepreciativo escapou-lhe.
Ela, uma criada que escalava desesperadamente o leito imperial, como poderia Lin Jingzhou, na qualidade de vice-eunuco-mor, apaixonar-se por alguém cuja figura se desfazia em cenas tão patéticas?
Levantou a mão e deu um leve tapinha no próprio rosto.
"Ainda bem que não o disse em voz alta, caso contrário a vergonha seria colossal."
Forçou um sorriso nos lábios, mas, à medida que sorria, uma fisgada de dor apertou-lhe o peito, como se algo ali estivesse partido, causando-lhe um sufoco lancinante.
Na sétima noite da vigília fúnebre, Yun Xi renovou a palha e as almofadas de oração no salão lúgubre, reabastecendo o óleo das lamparinas e o incenso.
Lançando um olhar para fora do salão, constatou que, além de eunucos e criadas, não havia mais ninguém.
Recordando-se das recomendações de Zhou Chong sobre a necessidade de se alimentar duas vezes, esuegueu-se sorrateiramente para trás do esquife e empurrou-o com as mãos, mas o caixão permaneceu imóvel.
Durante aqueles dias, tentara encontrar uma oportunidade para administrar o remédio à Imperatriz, mas, fosse a ama de leite Li ou a concubina Rong a esbravejar "como um porco no matadouro" diante do altar, nunca surgia uma brecha.
Hoje, ouvira dizer que a concubina Rong havia contraído uma febre alta, ficando com a voz rouca, e que um médico imperial permanecia de prontidão ao seu lado, pelo que dificilmente viria até ali.
Forçando com ambas as mãos, sentiu o esquife deslocar-se fracamente e, quando se preparava para aplicar mais força—
— O que estás a fazer?
A voz da ama de leite Li soou-lhe às costas. O corpo de Yun Xi enrijeceu-se num sobressalto e, num rápido desvio de olhar, irrompeu imediatamente em soluços engasgados.
Virando-se, respondeu:
— A criada acabou de ouvir um som vindo de dentro do caixão e pensou que, sendo a Senhora dotada de imensa sorte celestial, talvez... tivesse ressuscitado. Quis apenas empurrar a tampa para espreitar.
A ama Li sobressaltou-se, franzindo o cenho em seguida para repreendê-la:
— Que tolices dizes? Certamente ouviste mal!
— Mas eu juro que ouvi um barulho, ama.
— És uma rapariga tão sensata por norma, porque te pões a agir como uma tola justamente agora? A Imperatriz faleceu há cinco dias, se houvesse qualquer som... tu, não me metas medo!
Ela abaixou a cabeça apressadamente:
— Esta criada sabe que errou.
Com uma expressão ambígua, a ama de leite deu uma volta em redor do esquife antes de recuar bruscamente para longe:
— Sei que sabes ler e escrever. Vai inventariar os objetos destinados a acompanhar a Senhora no sepultamento; dentro de alguns dias serão trasladados para o mausoléu imperial.
— Sim.
Passando pela ama Li, Yun Xi lançou um olhar cauteloso para trás e flagrou-a a prostrar-se diante da tabuleta ancestral da Imperatriz com uma expressão de pavor genuíno.
Yun Xi deteve-se por um instante. Será que a sua invenção disparatada amedrontara a ama de leite a esse ponto?
Ainda assim, se nem com isso ela fugiu, parecia evidente que, para conseguir medicar a Imperatriz, seria indispensável neutralizar a ama Li de uma vez por todas.
Ao entrar nos aposentos da Imperatriz, deparou-se com inúmeras arcas grandes e pequenas contendo os pertences funerários, cujos selos de papel ainda não haviam sido afixados, aguardando decerto a conferência final.
Tomando o inventário em mãos, pôs-se a verificar os itens um por um.
Ao conferir os livros pertencentes à soberana, lembrou-se de que, no dia em que Sua Majestade partira, levara consigo um volume. Para que quereria o Imperador os livros da falecida consorte?
Curiosa, folheados alguns tomos, constatou tratarem-se de relatos de viagens, livros de história e compêndios de lendas insólitas.
Embora soubesse ler, a maioria daquelas obras lhe era estranha, compreendendo-as apenas vagamente.
Retirando todos os livros para organizá-los ordenadamente, notou subitamente que um deles era mais espesso do que os restantes. Ao abri-lo, não encontrou nada inserido entre as páginas, mas, ao examiná-lo de perfil, detectou uma anomalia.
Havia um compartimento oculto.
Depois de examinar cautelosamente os arredores, descolou o fundo falso e de lá extraiu uma carta, que prontamente desdobrou.
O manuscrito fora redigido pela Imperatriz e endereçado a alguém chamado Gu Jinshuang.
Gu Jinshuang... Jinshuang, era justamente a prima de quem a soberana falara outrora.
Continuou a leitura.
Quanto mais lia, maior era o seu espanto.
Compreendia agora porque a Imperatriz fora sempre desprovida de afeto: o soberano enamorara-se, na verdade, da prima desta. Ambos nutriam um profundo amor mútuo, mas, por ser a Imperatriz a filha legítima do clã Gu, fora forçada a entrar no palácio e assumir o trono.
Para alcançar tal desígnio, o clã Gu enganara Jinshuang, casando-a numa região longínqua; somando-se a isso a imposição do falecido Imperador de que o atual monarca desposasse a Imperatriz sob pena de perder o direito à sucessão legítima.
O trono do Imperador fora comprado ao preço de tal matrimónio.
Compreendia-se, pois, a profunda repulsa que o soberano votava à consorte.
Na missiva, a Imperatriz confessava estar à beira da morte e expressava o desejo de que a prima ingressasse no palácio para sucedê-la como soberana.
Por que razão aquela carta jamais fora enviada, permanecendo oculta no interior de um livro?
Passadas audíveis de passos ecoaram ao longe. Guardando apressadamente a carta na manga da túnica, devolveu o volume à pilha.
A ama Li entrou no recinto:
— Yun Xi, terminaste o inventário?
— Respondendo à ama, concluí metade e todas as contagens estão corretas.
— Façamos o resto juntas; é imprescindível terminar a conferência antes que o departamento interno envie os objetos fúnebres ao mausoléu.
— Sim.
Concluída a verificação dos pertences, Yun Xi preparava-se para regressar ao salão fúnebre e retomar a vigília.
Ao aproximar-se do destino, uma silhueta emergiu subitamente das trevas, sobressaltando-a.
— Sou eu.
Lin Jingzhou puxou-a para a penumbra, contornando a entrada lateral até um bosque esconso. Encostada à parede, sentiu-o proteger-lhe o corpo com o seu.
Ela desferiu-lhe uma palmada enérgica, com a voz ainda trêmula:
— Quase me mataste de susto, aparecendo do nada!
Ele inclinou a cabeça em sinal de desculpa:
— Perdoa-me, não foi intencional.
A atmosfera familiar envolveu-a. Yun Xi ergueu o rosto, discernindo vagamente os traços de Lin Jingzhou, e sentiu um súbito aperto na garganta.
Desde a manhã em que o vira a carregar Tian Rui às costas, repetira a si mesma para cessar com aquelas ilusões vãs. Estava a viver aquela existência uma segunda vez, decerto não por causa dele, pois não?
— O que tens?
Notando-lhe a estranheza, Lin Jingzhou perguntou com tom de preocupação:
— Sentes-te mal? As vigílias destes dias têm-te privado do sono?
— Tu... tens alguma serva íntima no Palácio Fengtian?
Mal a pergunta escapou dos seus lábios, arrependeu-se amargamente, desejando sumir sob a terra.
Contudo, importava-se tanto com aquilo!
Se na vida anterior já era doloroso, nesta vida fora ela a encontrá-lo, acreditando que ele se afeiçoaria exclusivamente a ela.
No bosque de bambus envolto em penumbra, apenas iluminado pela luz da lua, Lin Jingzhou fitava-a fixamente.
Os segundos escoavam-se lentamente, acentuando a tensão de Yun Xi, até que uma indagação disparatada irrompeu de sua boca:
— Tu... cresceste ainda mais?
— Hã? Sim.
Ela forçou um sorriso:
— Ainda bem, assim poderás proteger-me no futuro, compensando todo o cuidado que tive contigo durante tanto tempo.
O cenho de Lin Jingzhou franziu-se:
— Por que me perguntaste se tenho alguma serva íntima?
— Ah, isso? Ouvi um eunuco cochichar que andas muito apegado a uma certa criada, como nunca fizeste com mais ninguém, dizendo que formam um casal de concubinato no palácio.
Para disfarçar o próprio ciúme, deu-lhe um leve empurrão no ombro, assumindo um ar de quem apreciava uma boa intriga:
— Ocultar-me algo assim é demonstrar falta de consideração contigo.
— Deixa-te de tolices.
Retirando um embrulho de remédio, Lin Jingzhou tateou as mãos dela para lho colocar na palma:
— É um tónico calmante. Bebe-o para conseguires descansar profundamente, sem quaisquer efeitos secundários. Já se passaram sete dias, hoje tens de arranjar forma de administrar o medicamento à Imperatriz, percebeste?
Sentindo a aspereza dura na pele dos dedos dele, Yun Xi agarrou-lhe a mão:
— O que tens nas mãos?
Explorando a pele com a ponta dos dedos, roçou os calos endurecidos:
— É apenas por moer substâncias, lavar pincéis e preparar chás que estás tão maltratado assim?
Com o olhar vivo e penetrante fixo nela na escuridão, Lin Jingzhou respondeu:
— Tenho treinado artes marciais.
— Artes marciais?
— Sim. O soberano encarregou alguém de me instruir, alegando que, embora a minha idade seja avançada, a ossatura ainda é flexível o suficiente para aprender, embora o treino seja mais árduo.
— És um eunuco, não um guerreiro, para que raio te mandam treinar artes marciais?!
Novamente, o arrependimento assaltou-a logo após as palavras saírem-lhe da boca.
Lin Jingzhou mordiscou os lábios:
— Os eunucos também podem aprender artes marciais. Este palácio não é um lugar pacífico, e tal saber há de ser útil. Se um dia te tornares uma soberana, acaso não precisarás de alguém que te proteja?
Consciente da tolice que proferira, Yun Xi abaixou a cabeça, mordendo os lábios:
— Desculpa.
— Não tem importância. Sou afinal um eunuco, não há nada em mim que não possa ser dito.
— A-Jing...
— Regressa. Não posso demorar-me.
Soltando-a, Lin Jingzhou deu meia-volta para partir, mas, após dar dois passos, sentiu a própria faixa da cintura ser puxada por Yun Xi.
Imobilizado, voltou-se para ela:
— Ainda há algo?
— A-Jing, serei muito boa para ti daqui em diante, melhor do que qualquer outra pessoa. Por isso, treina afinadamente para me protegeres no futuro!
*Protege apenas a mim!* — acrescentou ela, em silêncio, no íntimo do coração.
Ele deteve-se por um instante, antes de abrir um sorriso:
— Era essa a minha intenção desde o princípio, irmã velha.
O sorriso que Yun Xi tentava manter congelou-se a meio.
Se soubesse, deveria ter-se afeiçoado a ele logo no primeiro dia em que o encontrara no ano passado!