Capítulo 34: A Arte de Encontrar Fantasmas
O homem alto e corpulento foi o primeiro a abrir a porta do veículo e desceu para dar uma volta ao redor da carroceria. O motorista o seguiu, abriu o capô e examinou o motor minuciosamente. No entanto, não encontraram qualquer anormalidade.
— Querido, por que não pedimos para esses dois mestres darem uma olhada? — perguntou a patroa, com delicadeza.
O motorista assentiu e aproximou-se de mim e do Mestre Cego com muita cortesia. O Mestre Cego já estava dormindo, mas eu sabia que ele estava apenas fingindo. Não era covardia; é que, no que dizia respeito a capturar fantasmas, ele não tinha a menor experiência.
— Vovô, descanse no carro, eu vou lá fora verificar!
O Mestre Cego entreabriu um dos olhos, fingindo não ouvir. Peguei dois amuletos de exorcismo e saí do veículo. Olhei ao redor; aquele lugar era terrivelmente isolado. Não havia uma única casa por perto, apenas uma floresta densa e fechada.
— Pequeno mestre, tem certeza de que não há nada de errado com o nosso carro? — perguntou o motorista, agindo como se estivéssemos cometendo um crime.
Eu soltei um bufo frio:
— Você sabe se há algo de errado melhor do que eu. Vamos conversar um pouco mais afastados. Espero que me conte tudo o que aconteceu neste veículo; só assim poderei ajudá-lo.
O motorista tirou respeitosamente dois maços de cigarros Hongtashan e entregou-me.
— Pequeno mestre, estes cigarros são um agrado para o ancião. Vamos ali fumar um pouco e conversar com calma.
Guardei os maços no bolso, o motorista me ofereceu um cigarro aceso e o homem corpulento apressou-se em riscar o fósforo para mim. Era a primeira vez que eu fumava.
— Cof! Cof!
A fumaça me fez espirrar violentamente.
— Não há ninguém aqui, pode falar!
Fiz pose de sério e balancei as cinzas com os dedos, como se soubesse o que estava fazendo. O motorista, com um ar astuto e um tanto evasivo, coçou a cabeça e disse, hesitante:
— Antigamente, eu tinha uma namorada. Ela era muito bonita, uma jovem viúva. Naquela época, ela queria se casar comigo, mas eu a desprezei porque ela tinha uma filha. Não tive escolha, fugi às escondidas. Ela me procurou por muito tempo, mas não me encontrou. Depois disso...
O sorriso no rosto do motorista desapareceu subitamente. O homem corpulento completou:
— Depois, a mulher, não sei como, encontrou este ônibus. Ela sabia que pertencia ao Shuai e, aproveitando que não havia ninguém por perto à noite, quebrou a janela e se enforcou dentro dele.
— Quando ela morreu, estava vestindo um traje vermelho e tinha uma rosa vermelha no topo da cabeça?
— Isso mesmo! Isso mesmo! O pequeno mestre é um gênio!
— Pequeno mestre, isso aconteceu há vários anos, como você sabia?
Virei-me em direção ao local onde o ônibus estava parado e soltei uma argola de fumaça.
— Porque eu a vi.
— O quê? O que você disse?
O motorista e o homem corpulento ficaram apavorados e se esconderam atrás de mim. O motorista perguntou apressado:
— Onde... onde ela está?
— Estava no carro há pouco, mas saiu. Quanto a agora...
Antes que eu terminasse, o motorista ligou o motor e, acelerando bruscamente, disparou noite adentro.
— Ei! O ônibus! O ônibus!
— O meu ônibus!
— Corram atrás dele!
Eles correram desesperados por algumas dezenas de metros, mas a velocidade era alta demais e, num piscar de olhos, o veículo desapareceu sem deixar rastros. O motorista pegou seu celular Nokia e discou para a patroa.
— Alô! Querida! O ônibus... quem levou o ônibus?
Do outro lado da linha, ouviu-se um ruído estático, seguido pela respiração ofegante da mulher. Parecia que algo estava apertando o seu pescoço. Em seguida, a ligação caiu.
— Pequeno mestre, o que eu faço? Pequeno mestre! Por favor, dê um jeito de salvar minha esposa! Eu imploro!
O motorista caiu de joelhos diante de mim, batendo a cabeça no chão repetidamente. O homem corpulento também entrou em pânico:
— E se... e se a gente chamasse a polícia?
Ajudei o motorista a levantar.
— Polícia? Até eles chegarem, todos estarão mortos. Não há tempo. Esperem por mim.
Tirei meus cigarros, acendi quatro e finquei-os no chão, recitando:
— Cinco fantasmas, cinco fantasmas, corram velozes, confundam os vivos, ocultem os bens, transportem o incerto. Sob meu decreto, expulsem o mal e evitem o deserto. Se ousarem desobedecer, seus ossos serão reduzidos a pó!
Os quatro cigarros fincados no chão foram sugados por uma força invisível, encurtando-se pela metade instantaneamente. Em seguida, quatro fumaças azuladas ergueram-se e seguiram em direção à floresta, ao sul.
— Pequeno mestre, o que isso significa? — perguntou o homem corpulento, confuso.
Apontei para uma trilha ao sul e disse:
— O ônibus seguiu nesta direção. Se pegarmos este atalho, talvez ainda tenhamos tempo.
O motorista balançou a cabeça:
— Pequeno mestre, você não se enganou? A estrada principal segue para o leste!
Eu disse, indiferente:
— Você acha que aquele espírito vingativo mataria alguém na estrada principal? Se ela quisesse matar, talvez nem esperasse por nós. Suspeito que ela queira levar esse ônibus para algum lugar específico.
— Algum lugar?
— Exatamente! Como o cemitério dela, ou a sua terra natal.
O motorista ficou inquieto:
— Não! Ela não tinha cemitério, e muito menos... uma terra natal!
— Não tinha cemitério?
— É uma longa história, mas agora entendi. Quinze do sétimo mês! Ela quer ir... é exatamente nesta direção!
O motorista, como se tivesse se lembrado de algo, saiu correndo em direção à trilha do sul. Eu e o homem corpulento fomos atrás. Logo, uma lua cheia surgiu no céu. Sob o luar, atravessamos montanhas e chegamos à beira de uma estrada. Não era uma rodovia nacional, parecia uma estrada rural.
— Motorista! Pare! Pare!
— Por favor, leve-nos ao Lago Lanca. Esta estrada leva ao Lago Lanca, não leva?
O motorista parou um trator com urgência. Naquela região, conseguir um trator já era uma sorte.
— A esta hora da noite, o que vão fazer no Lago Lanca? Que estranho, um ônibus passou por aqui agora há pouco; não me diga que também vai para lá? Já estamos perto do meio do sétimo mês, ainda há gente querendo pescar?
— Tio, não pergunte nada, apenas dirija!
O motorista enfiou várias notas nas mãos do homem. Ele olhou e viu que eram centenas de yuans. Naquela época, transportar pedras com um trator não rendia nem dez yuans por viagem. Aquilo bastava para o motorista trabalhar por meio mês, então ele sorriu e acenou:
— Subam!
Os três se agacharam na caçamba do trator, em silêncio. O motorista pisou fundo no acelerador e seguimos em disparada. Mais de uma hora depois, a floresta tornou-se ainda mais densa e a lua no céu tornou-se de um vermelho sangrento.
— Já vai dar meia-noite, não sei se ainda chegaremos a tempo! — disse o motorista, olhando o relógio e virando-se para mim.
Peguei dois amuletos de exorcismo e entreguei um para cada um.
— Tio, quanto falta para o Lago Lanca? — perguntei.
O homem respondeu:
— Estamos chegando!