Capítulo 31: Quase despachei o mestre para o outro mundo
Meu mestre me segurou.
— Esqueça. Errar é humano e com o erro se aprende. Somos recém-chegados, é normal sermos enganados — confortou-me ele.
— Mas, mestre, aquele dinheiro...
— Dinheiro a gente ganha trabalhando. Este lugar não fica tão longe da Vila Longtan. Depois de todo o escândalo que a sua família, os Long, causou, se voltarmos agora, só arrumaremos problemas. Ouça seu mestre: o pior que pode acontecer é ficarmos por aqui mais dois dias fazendo previsões.
— Tudo bem! Ficaremos dois dias, então. Até que a paisagem não é nada mal.
Contemplando o brilho avermelhado do pôr do sol, espreguicei-me.
Quando voltei do banheiro da estação, meu mestre já havia montado sua banca na entrada. Observei a estação com atenção. Embora a chamassem de estação, não passava de um topo de montanha desolado; sem portões de ferro, sem seguranças, tudo muito ao estilo "cada um por si". Até o estacionamento era improvisado.
— Mestre! Que tipo de estação é esta? Será que não fomos enganados de novo? Acho que não passa ônibus nenhum para a capital por aqui. — Murmurei, tirando as poucas moedas que restavam no bolso para comprar dois pães achatados.
Ao perguntar, descobri que, de fato, não havia ônibus para a capital.
— Por que vieram parar aqui se querem ir para a capital? Aqui só passam veículos de curta distância, entre um condado e outro. Nem para a sede do município tem. Para a capital, vocês precisam ir até o centro da cidade!
— Droga! Será que vamos ter que voltar?
O vendedor dos pães olhou para mim e riu:
— Tem ônibus para a capital, sim, mas eles não param aqui. Lá embaixo há uma entrada para a rodovia nacional. Se tiverem dinheiro, podem tentar a sorte lá.
Com os pães na mão, fui até a beira da encosta e olhei para baixo. Realmente, vi uma estrada larga.
— Mestre! Tem ônibus! Tem ônibus de viagem!
Corri de volta, empolgado, para contar a descoberta ao meu mestre cego. Como não queríamos voltar à cidade, decidimos nos esforçar para ganhar dinheiro com as previsões.
Mas a sorte não estava do nosso lado. Logo apareceu um homem usando um chapéu cônico.
— Ouvi dizer que vocês dois são muito bons em adivinhações?
— Você... quem te disse isso?
— O pessoal da cidade!
Troquei olhares com o mestre, o coração batendo na garganta. O homem colocou uma nota de cinquenta sobre a mesa.
— Quero que encontrem uma pessoa para mim: um garoto da família Long. Se ainda estiver vivo, deve ter uns seis anos. Se acertarem e o serviço for feito, dou mais cinco mil.
— Cin... cinco mil? — pensei. — Quantas tigelas de sopa de carneiro isso não compraria?
O homem sorriu.
— Trabalhem direito. Meu patrão não tem falta de dinheiro. Encontrem o garoto e garanto que terão uma vida de luxo e riqueza.
— Vovô... — chamei.
Eu sabia que o garoto que ele procurava era eu. Olhei para o mestre cego, nervoso, temendo que ele me entregasse. Afinal, à tarde, quando comemos carneiro, notei que o velho comia como um desesperado, como se fosse um fantasma faminto.
— Hum! O rapaz que você procura é da família Long e tem seis anos, certo? Deixe este velho tirar a sorte para você!
Meu mestre pegou um par de peixes de Yin-Yang, colocou-os em duas tigelas velhas e começou a agitá-las com estrépito bem na minha frente.
— Abra!
Ele revelou as tigelas e os dois peixes caíram no chão.
— Caramba!
As cabeças dos peixes apontavam exatamente para mim. Seus olhos e bocas abertas pareciam gritar: "É ele! É ele!"
— Vovô... — soltei, assustado.
O mestre, fingindo naturalidade, disse:
— A pessoa que você procura está mais perto do que imagina! Meu neto também é da família Long e tem seis anos, só que ele se desenvolveu um pouco rápido demais. Senhor, não seria ele o garoto que busca?
Suava frio, sem entender o que o mestre estava tramando. O homem carregava uma faca na cintura e era envolto por uma aura intensa; era claramente um especialista. Se começássemos a lutar, minhas técnicas amadoras não seriam páreo para ele. E o pior: a especialidade do mestre era prever o futuro, ele não sabia nada de artes marciais; no fim, eu é que teria que protegê-lo.
— Velho, você está louco por dinheiro? Um garoto de seis anos não cresce tanto assim!
O mestre riu, disfarçando:
— Jovem, foi só uma brincadeira! Sobre a pessoa que procura: siga cinquenta quilômetros para o oeste. Há um bosque de bambus perto de um poço d'água, e lá mora uma família. Vá verificar!
— Velho, não está me enganando, está?
— De jeito nenhum! Aquele garoto não tem nada a ver comigo. Vivemos na estrada para ganhar a vida; trabalhamos para quem paga mais. Pode ir tranquilo, se não encontrar, volte aqui!
— Obrigado!
O homem jogou a nota de cinquenta e partiu apressado. Depois de um bom tempo, o mestre perguntou:
— Ele foi embora?
— Foi... foi sim!
— Ótimo! Vamos embora!
O mestre agarrou a nota e saiu caminhando a passos largos. Nos últimos dias, mal conseguíamos algumas moedas. Embora ele não conhecesse bem o dinheiro moderno, sabia que aquela nota era uma fortuna.
Corremos até a entrada da rodovia. Era uma estrada larga, embora não fosse tão plana quanto uma autoestrada.
— Mestre! Quase morri do coração agora há pouco. Nunca mais faça uma brincadeira dessas comigo!
O mestre soltou uma risadinha:
— Eu fiz de propósito. Mas funcionou, não funcionou? Aquele homem jamais imaginaria que um garoto de seis anos teria essa aparência! Hahaha!
— Mestre, você ainda ri!
— Ei! O ônibus vem vindo! — ele acenou desesperadamente. — Pare, pare!
Não sei o que aconteceu, mas o ônibus não parou. Talvez achassem que éramos mendigos e não teríamos o valor da passagem.
— Mestre, assim não funciona. O senhor tem que ficar no meio da estrada, levantar a mão e segurar essa nota de cinquenta. Só assim eles vão parar! Entendeu?
— Meu aprendiz, você não está me enganando, está?
— O senhor é meu mestre, como eu faria isso? Li em romances que, quando se tem uma emergência, deve-se ficar no meio da estrada, acenar e gritar; assim eles sabem que é sério.
— Bom rapaz, espere só!
O mestre foi para o meio da estrada com a nota. Naquela época, eu era muito imaturo e travesso. Só pensava em dar o troco pela brincadeira de antes, sem considerar as consequências.
*Screeeech!*
Uma freada estridente me despertou. Eu, que estava sentado na beira da estrada brincando com pedras, levantei-me de um salto. A noite havia caído e um ônibus surgiu voando, com os faróis brilhando diretamente no rosto do mestre, que permanecia firme, parado no meio da pista, com a luz do veículo quase colada nele.