Capítulo 28: Recolhendo as Tropas para o Altar
Wen Xin, recupere a sensatez!
Eu me lembrava disso constantemente, forçando-me a manter a calma. Não me esqueceria da origem do nome dele. Ao pensar na moça por quem ele suspirava sob o luar, senti meu sangue gelar; um aperto de mágoa e uma onda de desolação invadiram meu peito...
Que seja!
Dei um sorriso irônico e, com um gesto livre e desapegado, peguei a placa memorial de Jiang Lanyue, colocando-a ereta e imponente na posição de honra. Engoli o amargor que me subia à garganta e guardei tudo o que sentia no fundo do coração:
— Sua caligrafia é realmente muito bonita!
Jiang Lanyue não respondeu, mas senti um par de olhos profundos percorrendo meu rosto, contornando meus olhos e a ponta do meu nariz, até que... pousaram em minhas orelhas, agora tingidas de vermelho. Aquele olhar era intenso demais, como se pudesse ver através da minha alma.
Sentindo-me culpada, virei-me, evitando aquela visão dominadora, e escrevi de qualquer jeito o nome de Yao Chunli. Sinceramente, ao lado da dele, a minha caligrafia parecia um abismo de diferença. Coloquei a placa de Yao Chunli no lugar, meio sem jeito:
— Por enquanto, sirva-se desta!
Felizmente, Yao Chunli não parecia se importar. Deixei o pincel de lado e comecei a preparar o ritual. Foi então que Jiang Lanyue falou novamente:
— Falta mais uma.
— Mais uma? Quem? — perguntei, surpresa.
— O espírito maligno no túmulo de Yao Chunli.
Quase me esqueci desse detalhe. No túmulo de Yao Chunli, havia também o fantasma de uma mulher de trinta e poucos anos que morrera de forma violenta. Aquele espírito sofrera por tanto tempo que quase perdera a sanidade; eu não entendia por que Jiang Lanyue queria aceitá-la. Ele não explicou, apenas disse que aquele espírito maligno poderia ser recrutado para o exército de Wuchang, servindo como um lugar de abrigo para ela.
O chamado exército de Wuchang, em nossas tradições folclóricas de magia, pertence às tropas do Altar Inferior. É um esquadrão especial dedicado a capturar fantasmas e eliminar demônios, conhecido por sua crueldade, invencibilidade e imenso poder. Raramente são acionados, pois representam o limite final de um mestre taoista. Essas tropas não pertencem aos deuses celestiais, nem às forças dos cinco elementos; são compostas por almas que morreram longe de casa ou de forma trágica, incapazes de entrar no ciclo da reencarnação.
Aquele espírito maligno certamente preenchia os requisitos para ser recrutado. Mas... nós nem sabíamos o nome dela. Como poderíamos registrá-la? Jiang Lanyue disse que poderíamos chamá-la de "Anônima" e que, ao receber incenso no altar, com o passar do tempo, ela recuperaria as memórias perdidas.
Como ele já havia dado a palavra, eu não tinha motivos para recusar. Trazer aquela alma para o exército de Wuchang era, no fim das contas, melhor do que deixá-la vagar pelo mundo causando o mal.
— E Yao Chunli? — perguntei. — Em que divisão ela será integrada?
Jiang Lanyue silenciou por alguns segundos:
— Bandeira Branca ou Bandeira Amarela, você decide.
A Bandeira Branca consiste em guardas-costas pessoais; a Bandeira Amarela, em entidades que protegem o altar. Ambas eram adequadas para Yao Chunli. Refleti um pouco e decidi enviá-la para a Bandeira Branca. No momento, eu não podia usar nenhuma das tropas da minha avó, e meus únicos soldados seriam Yao Chunli e a Anônima. Como a Anônima estava em um estado de loucura e ataques indiscriminados, ela não me seria útil. E, estando eu em perigo constante, um guarda-costas pessoal era exatamente o que eu precisava.
Tomei minha decisão, adicionei a placa da Anônima e comecei a recitar o encantamento para a incorporação das tropas ao altar:
"Que a fumaça azul conecte os três mundos, ao meu comando, sigam-me. Espalhem arroz e queimem incenso diante dos cavalos, abram os portões das trinta e seis legiões. Que os tambores troem e abalem o céu e a terra, generais e marechais, iniciem a convocação. Guardiões do altar, salvem os inocentes, dissipem a escuridão e mostrem seu poder divino..."
Usei o incenso como guia e o arroz como meio para introduzir as duas almas no altar. Com cânticos, pedi que as tropas do altar as recebessem, enquanto o grande general fantasma organizava sua entrada nos acampamentos.
Enquanto cantava, diante dos meus olhos surgiu uma montanha imponente. Havia apenas uma estrada levando ao portão, onde se erguia uma enorme torre. Os portões estavam escancarados, e por toda parte — dentro, fora e sobre as muralhas — viam-se soldados de armaduras coloridas, uma multidão densa. Não conseguia distinguir nenhum rosto; pareciam cobertos por vidro fosco, revelando apenas a tonalidade cinza-azulada característica dos mortos.
No topo da torre, bem no centro, um homem de estatura extraordinária, vestido com uma armadura de prata e segurando uma cimitarra negra, permanecia ao vento com uma imponência que não exigia palavras. Minha intuição dizia que era Jiang Lanyue. Mesmo parado, ele emanava uma aura fria e intimidadora. Tentei fixar o olhar, esforçando-me para ver seu rosto até que meus olhos ardessem, mas só consegui enxergar uma névoa branca. Quem sabe quando eu finalmente veria sua verdadeira face...
Quando o encantamento cessou, a montanha desapareceu e a luz das velas devolveu-me ao mundo real. Tendo vislumbrado um pouco do altar e a figura magnífica de Jiang Lanyue, senti-me tomada pela emoção, esperando ansiosamente pelo futuro, pelo dia em que, daqui a dois anos, assumiria formalmente o comando das tropas.
O tempo passou. Em um mês, muitas coisas aconteceram na loja. Meu tio estava sobrecarregado, e o estabelecimento chegou a ficar fechado por uma semana para inspeções. Minha tia estava desesperada, cheia de feridas na boca de tanto estresse; ela tinha que lidar com os problemas e ainda aguentar o mau humor do meu tio. Talvez por isso, sua atitude comigo mudou. Ela frequentemente me via como um estorvo, descontando em mim toda a sua frustração.
— Você é muito lenta! Só serve para atrapalhar... — reclamava, enquanto me obrigava a carregar presentes para oferecer a autoridades.
Mas, naquele momento, quem teria coragem de aceitar seus presentes? Não seria o mesmo que um homem prestes a ser enforcado pedir mais corda? Passei a manhã toda indo de um lugar para outro; alguns, mais educados, davam desculpas de que estavam fora ou em viagem. Outros, mais rudes, nem abriam a porta ou atendiam o telefone. Estávamos sendo rejeitados em todos os cantos.
— Tia, não se preocupe. Vamos voltar e esperar; as coisas vão mudar — disse, exausta de carregar tantas sacolas.
Ela me lançou um olhar cortante:
— Esperar? Se esperarmos mais, a loja fecha de vez! Você acha que, ficando parada, algo vai cair do céu? Sonhe acordada!
Senti um aperto no peito diante de seu sarcasmo e respondi:
— No I Ching, existe um hexagrama que diz: "Diante do perigo, a prudência é necessária". Significa que, quando estamos no fundo do poço e qualquer movimento é arriscado, é melhor não agir do que agir de forma precipitada. Devemos esperar a maré mudar. Se o caminho à frente é difícil, talvez seja melhor parar. E se for uma armadilha? Avançar cegamente só nos faria cair.
Minha tia parou de andar, como se minhas palavras fizessem sentido. Ela olhou para trás e perguntou:
— Então voltamos para casa?
— Sim — respondi. — Melhor do que bater a cabeça como uma mosca tonta, é voltar e aguardar a oportunidade.
A loja do meu tio não fecharia, mas os dias de glória haviam acabado; a situação seria apenas de sobrevivência. Talvez exausta ou desencorajada pelas portas fechadas, ela aceitou meu conselho e pegamos um táxi para casa.
Assim que deixei as coisas na porta da vila, recebi uma ligação do vovô cego.