Capítulo 48: Centopeia Humana Viva
No dia seguinte.
Assim que o dia raiou, fomos expulsos do porão pelos capangas.
As outras raparigas continuavam trancadas lá dentro, sob a promessa de que só seriam libertadas quando "caíssem em si".
Consigo recordar perfeitamente os seus olhares de desespero e puro pavor...
naquele lugar, nem sequer havia a oportunidade de tirar a própria vida.
Restava apenas vegetar ou morrer de forma trágica.
Assim que fomos trazidos para fora, a primeira paragem foi a concentração num pátio maior do que um campo de futebol.
Na verdade, tratava-se apenas de ficar ali a observar.
A assistir passivamente enquanto os capangas puniam os diversos "porquinhos" desobedientes.
— Eis o resultado de tentarem fugir! Por favor, apreciem devidamente esta obra de arte que acabei de concluir! — berrou Liu Shiyi, empunhando um altifalante, postado nos degraus no centro do pátio.
Assim que a sua voz ecoou, quem estava perto de mim não conteve um arrepio.
Obra de arte?
Olhei na direção apontada pelos seus dedos: no chão, jaziam cerca de trinta ou quarenta "porquinhos", todos nus, "enfiados" uns nos outros como contas de um colar, formando um círculo perfeito.
A única exceção era a "cabeça da centopeia", uma mulher esquelética e mirrada.
Certamente já ouviram falar daquele filme grotesco chamado *A Centopeia Humana*, não é?
Significa que a boca da "cabeça da centopeia" era a única normal, enquanto o seu ânus estava cosido à boca da segunda pessoa.
E assim sucessivamente por diante.
Todos os seguintes ficavam de joelhos, mantendo essa postura repulsiva, aguardando com pânico que o primeiro se alimentasse.
Depois, defecava na boca do segundo, que por sua vez defecava na boca do terceiro...
Quanto mais para o fim da fila, menos "nutrição" e "água" continham os dejetos "consumidos", o que provocava todo o tipo de complicações físicas.
Dia após dia, este ciclo vicioso repetia-se até que todos morressem de fome!
As bocas e os ânus ainda pingavam sangue, sinal de que as costuras tinham sido feitas recentemente.
Todos se curvavam de joelhos no chão, tremendo dos pés à cabeça de puro terror.
Semeada daquele modo, a punição era mil vezes pior do que a própria morte.
— Vão dar-lhe de comer.
À ordem de Liu Shiyi, um dos capangas aproximou-se com uma tigela grande.
A tigela continha alimentos de fácil digestão, como abóbora, couve chinesa e abóbora-moranga.
Às vezes, misturavam algum laxante para garantir que a "centopeia humana" tivesse uma diarreia explosiva logo após a refeição...
A contemplar aquela cena profundamente repulsiva e contrária a qualquer ética humana, senti o sangue ferver-me nas veias.
Terminada a tortura da "centopeia humana", Liu Shiyi passou a castigar aqueles cujos resultados de desempenho eram insatisfatórios.
Bastões de choque eram o prato do dia, pontapés e murros contavam como castigos leves, e obrigar presos a esbofetearem-se mutuamente era simplesmente absurdo.
Homens e mulheres ajoelhavam-se frente a frente para se agredirem com bofetadas.
Até que os capangas seatassem por satisfeitos.
Habitualmente, eram as mulheres, com menor força física do que os homens, que ficavam com o rosto ruborizado, inchado e a sangrar pelos cantos da boca.
Caso as bofetadas não fossem suficientes para os saciar, ordenavam que fizéssemos flexões, posições de agachamento, abdominais, saltos de rã e outros exercícios.
Disfarçavam tudo sob o pretexto de "exercitar o corpo", quando na verdade não passava de uma punição dissimulada.
Comendo mal todos os dias e com o corpo coberto de nódoas negras, quem é que teria forças para praticar exercícios de alta intensidade?
Exigir de repente que se fizessem cento ou duzentas repetições de rajada não era pura e simplesmente crueldade?
Recusar significava ser recebido a chibatadas e descargas elétricas!
Eram forçados a chorar enquanto cumpriam as ordens!
Terminada a sessão de maus-tratos aos prisioneiros, Liu Shiyi ergueu novamente o altifalante e gritou com redobrada energia:
— Qual é o nosso lema?
— Quer ter sucesso, enlouqueça! Avance sem olhar a meios! Quem não se esforça, dorme no chão! Leva porrada e passa fome todo o dia! Força nos punhos, traga resultados, carros de luxo e belas mulheres à espera! Avante, avante, avante!
— Avante, avante, avante!
Um lema tão ridículo e embaraçoso que fui incapaz de proferir.
Terminadas as palavras de ordem, formámos bicha para recolher o pequeno-almoço na cantina.
A comida reservada aos prisioneiros de ínfima categoria resumia-se a um pão mofado e a uma tigela de água de lavadura que nem os porcos comeriam.
Segurando aquele pequeno-almoço desprezado até por cães, ainda se era obrigado a mentir com todos os dentes, agradecendo ao capanga de serviço com um "obrigado", sob pena de ver a refeição enriquecida com temperos especiais.
A saliva cuspida ainda era o menos grave; por vezes, adicionavam uma mão-cheia de cinza e exigiam que se comesse tudo até à última migalha.
O pior de tudo era quando misturavam urina de cão...
Aproveitando a confusão da multidão para escapar aos olhares atentos, entornei a sopa de lavadura para o chão e cheirei o pão que trazia na mão, cujo odor a ranço provocava ânsias de vómito.
Ao parti-lo ao meio, reparei que já estava coberto de manchas de bolor.
Incapaz de ingerir aquilo, guardei-o no bolso, tencionando deitá-lo fora na primeira lixeira que encontrasse.
Comer tal porcaria equivalia a um suicídio lento, pelo que preferia aguentar a fome.
— Pequeno Frasco, acompanha-me ao escritório da supervisão.
Justo quando matutava sobre onde descartar o pão podre que trazia no bolso, Chave de Boca aproximou-se e chamou-me.
— Ah, claro! — levei um susto e empurrei o pão ainda mais para o fundo das calças.
A seguir, disse com um tom de sincera gratidão: — Irmão Chave de Boca, obrigado pelo que fizeste ontem. Sem ti, decerto não teria conseguido levantar-me hoje e teria morrido à fome.
Depois de na véspera ter aplicado o linimento de Yunnan Baiyao, tomado pílulas para contusões e esfregado óleo de cártamo, as feridas no corpo tinham sarado pelo menos a metade.
O inchaço em ambos os braços também diminuíra cerca de trinta por cento, parecendo já bem menos aterrorizador.
Aquele maldito negro, aquele golpe foi verdadeiramente mortal.
Não fosse ter aprendido truques em segredo desde a infância e aplicado o trunfo secreto criado pelo meu mestre, teria perdido a vida ali mesmo.
— Toma, come isto depressa. E não digas nada a ninguém.
O Chave de Boca enfiou-me dois ovos nas mãos e abriu um sorriso.
O seu sorriso era caloroso, transmitindo a sensação de um irmão mais velho atencioso.
— Obrigado... irmão.
Por um breve instante, lembrei-me do meu próprio irmão.
Ele costumava sorrir exatamente daquela maneira, tratando-me sempre com uma bondade infinita.
Contudo, talvez nunca mais voltasse a ver o meu irmão em vida.
— Vamos.
O Chave de Boca não era homem de muitas palavras; mal acabou de falar, encaminhou-se para o edifício administrativo diante de nós.
Enxuguei as lágrimas, engoli rapidamente os ovos mornos — por pouco não me engasguei — e pus-me a caminhar.
Logo a seguir, recordei-me da irmã Chunyan...
Desconhecia as razões pelas quais o Chave de Boca era tão amável comigo, mas a intuição dizia-me que ele não me enganaria.
Tal como acontecera antes com a irmã Chunyan, que nunca me negara a verdade do princípio ao fim.
Apesar disso, eu não podia levá-la comigo para casa.
Nesse exato momento, ela dormia sozinha na floresta e devia estar a tremer de medo...
— Em que estás a pensar? Anda mais depressa, ou o supervisor vai zangar-se.
Ao ver-me parado a contemplar o vazio junto às escadas, o Chave de Boca virou-se para me advertir.
—... — Puxei o ar pelo nariz e segui-lhe os passos escada acima, de cabeça baixa.
Os edifícios do Parque KK apresentavam alturas irregulares, misturando construções de seis pisos com outras de quatro,
e intercalando-se, em certas passagens entre blocos, com edifícios pré-fabricados de aspeto insólito.
Atrás de algumas destas estruturas viam-se cabanas de madeira degradadas, supostamente destinadas a encarcerar os prisioneiros reincidentes.
Em pouco tempo, acompanhei o Chave de Boca até ao quinto piso, em direção ao escritório de Liu Shiyi.
O gabinete media cerca de trinta metros quadrados, com janelas limpas e brilhantes, um aroma agradável no ar e uma decoração sumptuosa, em tudo idêntica aos escritórios dos grandes empresários e altos funcionários do país de origem.
À primeira vista, parecia o covil de um indivíduo bem-sucedido.
Na realidade, tratava-se do antro criminoso de um assassino em série.
Ignorava o que me aguardava a seguir, mas estava firmemente decidido a sobreviver.
E o Chave de Boca constituía a primeira tábua de salvação a que me devia agarrar com unhas e dentes.
— Aqui está o contrato, assina-o e podes começar a trabalhar. Meu querido, desde que sejas obediente, saberei recompensar-te generosamente.
Liu Shiyi virou a cadeira giratória, batucando com uma esferográfica na mão, enquanto exibia um sorriso complacente na minha direção.
Usava tanta base de maquilhagem que, com o sorriso, notava-se claramente a massa a desmoronar-se.