Capítulo 38: Fuga e Traição

Enganado para o Norte de Mianmar: os anos de fuga do covil demoníaco Pérola brilhante Jiang Jiang 2638 palavras 2026-07-29 22:54:20

Ao cair da noite, finalmente atravessamos a floresta primitiva e alcançamos um terreno mais plano. A mata ali era infestada de mosquitos, e todos nós estávamos cobertos de picadas. As duas mulheres, em especial, por estarem de saia e sandálias, exibiam braços e pernas marcados por feridas e inchaços.

— Tem uma aldeia ali... — exclamou a mulher de branco, entusiasmada ao avistar as luzes sob a encosta.

— Não vá! Os locais são traiçoeiros; vão nos vender por qualquer trocado! — alertou o tio Barba Negra, que, por conhecer bem a região, compreendia a rudeza daquele povo.

— É verdade, o Chen Cheng também me advertiu para evitar aldeias e delegacias. O melhor é contornarmos — concordei, segurando-a para impedi-la de descer. Se ela se expusesse, todos nós estaríamos arruinados.

— Eu realmente não aguento mais. Podem seguir sem mim! — A mulher de branco estava decidida a buscar socorro. Dizia estar exausta e faminta, querendo apenas descansar uma noite na casa de algum morador. Por mais que eu insistisse, não consegui demovê-la. Sem alternativa, apenas observamos enquanto ela descia a encosta e entrava em uma das casas.

— Vamos por ali — decidiu o tio Cicatriz, apontando para a direção oposta à aldeia, temendo qualquer imprevisto. Na verdade, nem sabíamos onde estávamos; o lugar era cercado por montanhas, e aquela aldeia era a única referência.

A fuga não estava sendo fácil. Logo após entrarmos na mata, ouvimos ao longe o rugido de motores. Era a prova de que ainda estávamos em zona de perigo e de que as forças de repressão nos caçavam. Para escapar, apressamos o passo rumo às partes mais densas da floresta, onde, eventualmente, perdemos o rumo.

Eu não sabia quantos haviam conseguido escapar daquela confusão, nem o que teria acontecido com Chen Weiqiang. Durante todo o caminho, refleti sobre suas palavras. Ao recordar a cena em que ele nos ajudou, cheguei a pensar que talvez o tivesse julgado mal. Mas, então, como explicar o fato de ele ter enganado meu pai para extorquir dinheiro? Só de pensar nisso, a mágoa voltava a me dominar.

— Eu realmente não consigo mais correr... — Quando a madrugada já avançava, a irmã Dinossauro sentou-se no chão, recusando-se a continuar.

— Dinossauro, se não quiser morrer aqui, precisa aguentar até a linha de fronteira — disse o tio Cicatriz, tentando puxá-la.

— Não aguento, estou exausta e faminta. Vão embora, não se preocupem comigo!

A irmã Dinossauro, de porte robusto e saúde frágil, sofria mais que qualquer um com a corrida pelas montanhas. Não era por mesquinharia que eu racionava a comida, mas se comêssemos tudo de uma vez, perderíamos o ânimo para continuar. Além disso, as provisões eram escassas.

— Tio, não é que eu não queira seguir, é que meu corpo não responde... — Antes de terminar a frase, ela desmaiou.

— Irmã! — Corri para ampará-la, mas suas mãos estavam ardendo. Ao tocar sua testa, senti o calor intenso e exclamei, desesperado: — Droga, ela está doente!

Sua pele estava em brasa, o rosto avermelhado; a febre era alarmante. O tio Cicatriz comentou, preocupado: — Deve ser infecção por ter passado a noite na cela alagada e bebido aquela água contaminada.

Apoiei-a e vasculhei a bolsa que Chen Weiqiang me dera. Após um tempo, encontrei uma cartela de antitérmicos e outra de antibióticos, além de um maço de dinheiro. Ele realmente me conhecia bem; sabia que eu não aceitaria dinheiro sujo, por isso o escondera dentro de uma lata vazia. Guardei o dinheiro no bolso e joguei a lata fora; cada grama extra era um peso desnecessário.

— Irmã, tome este antitérmico. Eu vou carregar você.

Ela recusou o remédio, balançando a cabeça: — Pequeno, você não vai conseguir me carregar. Se eu morrer aqui, já me dou por satisfeita. Siga em frente, me deixe.

— Eu prometi que a levaria de volta para casa e não vou abandoná-la. Não entre em pânico, tome o remédio. Assim, talvez não precise que eu a carregue. — Forcei o remédio em sua boca, insisti que ela comesse um pedaço de pão e aproveitamos para descansar dez minutos.

Se a rota de Chen Weiqiang estivesse correta, faltavam apenas duas montanhas até a fronteira. Precisaríamos de mais um dia e uma noite de caminhada.

— Tio, me dê uma mão, vou carregá-la! — Passei a bolsa para o Heizi, preparei-me e deixei que o tio Cicatriz ajeitasse a irmã Dinossauro em minhas costas. Se a febre cedesse, eu conseguiria levá-la por um trecho. Eu queria genuinamente salvá-la, pois ela fora a primeira pessoa a me tratar com bondade naquele lugar. Mal sabia eu que, no fim, não conseguiria levá-la para casa, e que aquela fuga se tornaria a lembrança mais dolorosa da minha vida.

— Pequeno, me coloque no chão, eu sou um peso morto. Sou muito grata a você, de verdade, não o culpo... — Caminhar pelas montanhas carregando seus setenta e cinco quilos era um esforço sobre-humano. Se ela não tivesse emagrecido tanto pela fome, eu jamais teria conseguido. Eu também estava exausto e sem forças.

— Irmã, não fale nada, tente dormir. Amanhã a febre vai baixar, eu não vou deixar você para trás, pode descansar. — Caminhava com dificuldade, tentando confortá-la. O tio Cicatriz ia à frente, abrindo caminho para evitar que caíssemos em algum precipício, enquanto o Heizi vinha atrás.

Sob a luz do luar, avançávamos. Enquanto houvesse esperança de voltar para casa, nenhuma dificuldade nos venceria. Contudo, ao notar um silêncio estranho, olhei para trás e percebi que o Heizi havia desaparecido.

— Tio Heizi? Tio Heizi... está por aí? — Parei e chamei em voz baixa. Ninguém respondeu. Apenas o som assustador das aves noturnas ecoava na mata, pontuado pelo barulho de animais fugindo dos arbustos.

— Maldito! Como pude esquecer da maldade humana? Ele deve ter fugido com as provisões! — disse o tio Cicatriz, com o coração partido, observando um ponto negro que se movia rapidamente lá embaixo.

Senti um aperto no peito. Por que ele me enganara? Se ele quisesse ir embora, bastava pedir; eu teria até dividido a comida com ele. Por que levar os remédios e condenar a irmã Dinossauro à morte?

— A culpa é minha! Não deveria ter confiado nele! Achei que, por termos fugido juntos, seríamos irmãos de armas. Mas tudo não passava de uma transação! — Caí sentado sobre uma pedra, com o coração tão apertado que mal conseguia respirar.

— Pequeno... tosse... tosse... siga em frente! Não se preocupe comigo, eu não o culpo, juro! Fico feliz por ter conhecido você. Se não fosse por você, eu ainda estaria vivendo como um animal lá dentro. — A irmã Dinossauro, deitada sobre a pedra, segurou minha mão gelada e sussurrou, exausta.

— Irmã, não diga isso, você vai ficar bem... — Eu disse e, em seguida, dei um tapa no meu próprio rosto. Por que, na infância, em vez de brincar de ser guerreiro, eu não tinha escutado minha mãe e estudado medicina?